quinta-feira, 22 de março de 2012

O porquinho mandão

Comédia estrelada por Selton Mello e Grazi Massafera, Billi Pig apresenta trapaça, golpes e brinquedo animado

(Divulgação)

Nos últimos anos, o cinema brasileiro parece que encontrou a fórmula certa para o sucesso junto ao público: a comédia leve e rápida. Sem grandes firulas, filmes como a franquia Se eu fosse você (2005/2009) conseguiram arrebatar milhões de pessoas. A crítica torce o nariz, mas o público não está nem aí, pois o importante é dar boas risadas.

Se no passado, o cinema brasileiro era bom no conteúdo, mas ruim de público; agora, o problema é o inverso. Então, como encontrar o equilíbrio necessário? Filmes como Billi Pig (2012) tentam achar a resposta. Após rodar pelo Brasil, o longa-metragem estreia nesta sexta-feira (23) no Cine Irati, às 20h30.

Inspirada nas pornochanchadas (mistura de comédia escrachada com erotismo) dos anos de 1970, a produção dirigida por José Eduardo Belmonte apresenta uma história não tão original: trinca de trapaceiros tenta dar golpe em traficante cuja filha levou um tiro e está desenganada.

O diferencial no filme é a presença de um elemento inusitado. Um porquinho de brinquedo, o tal “Billi Pig” do título, ganha vida e começa a dar ordens no personagem de Grazi Massafera, uma aspirante a atriz. Formando a gangue, um falso padre milagreiro (vivido pelo sempre ótimo Milton Gonçalves, um ator subutilizado na Globo) e um corretor de seguros falido (o polivalente Selton Mello).

Para animar o porquinho, o diretor misturou técnicas de animatronix (animação gráfica criada via computador) e recursos do 3 D.

Para alguns críticos, a comédia de Belmonte errou pela falta de foco, pois, ao invés de explorar os protagonistas, preferiu personagens paralelos.

Em todo o caso, é uma oportunidade única para comprovar se uma comédia brasileira consegue ir além do trivial.



terça-feira, 20 de março de 2012

O bom combate

Há pouco mais de 15 anos, morria o jornalista carioca Paulo Francis, marcado pelos textos polêmicos, provocadores e inteligentes


(Montagem a partir de foto de Bob Wolfenson)

 

Era 4 de fevereiro de 1997. O que parecia uma forte dor no ombro, causada por uma bursite mal curada, revelava-se um fatal enfarte do miocárdio. Chegava ao fim a trajetória de um dos mais polêmicos e inteligentes jornalistas da imprensa brasileira: Paulo Francis.

Nascido no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro dos anos de 1930, como Franz Paul Trannin Heilborn, adotou o famoso nome “Paulo Francis” na idade adulta. Logo que começou sua carreira de crítico de teatro e articulista político nos jornais cariocas de fins dos anos de 1950.


Dali até sua morte, foram décadas de intensa atuação jornalística, principalmente como colunista de jornal e TV. Política, literatura, cinema, teatro, enfim, quase tudo era tema da famosa coluna “Diário da Corte”. E tudo escrito com muita propriedade, humor, sarcasmo e espírito provocador. Na TV, o sucesso foi o mesmo no “Jornal da Globo” e no Manhattan Connection.


Claro que hoje, com tanta informação disponível na internet, talvez o colunista carioca não tenha mais a mesma relevância para quem busca informações sobre as novas tendências. Mas, na época da ditadura militar brasileira (1964-1984), era diferente.


“A censura era férrea e o acesso à informação, precário. Francis era uma janela para o mundo, enviando de Nova York informações preciosas sobre filmes, peças, livros, etc.; além de comentários políticos. Os artigos dele circulavam pelas mãos dos estudantes como tesouros”, afirma o jornalista Paulo Eduardo Nogueira, em entrevista à VISUAL.


Autor da biografia Paulo Francis: polemista profissional (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), Nogueira faz um exercício de imaginação: numa sociedade cada vez mais careta e politicamente correta, “como seria o Francis de 2012, com 82 anos de idade?”.


O pesquisador responde dizendo que o polêmico colunista continuaria sendo o mesmo cara irreverente e provocador, usando novas ferramentas de comunicação, caso do blog. “Até os inimigos o leriam diariamente, só para se irritar. Principalmente, a patrulha do politicamente correto, que vem causando um mal terrível ao mundo das ideias, ao estabelecer uma cartilha do que é autorizado ou não. Francis detonaria tudo isso, com exagero e verve”.


E, ao contrário do que muita gente pensa, Francis não fazia a crítica pela crítica, apenas para satisfazer uma necessidade momentânea. Nogueira alerta que a mudança ideológica do polêmico jornalista, que passou de trotskista a conservador, ocorreu após um longo amadurecimento intelectual, que atingiu o ápice nos anos 80/90.


Amado ou odiado; esquerdista ou direitista; esquecido ou atual; assim foi, é e sempre será Paulo Francis.




******Material publicado originalmente na edição 93 da revista Visual

Entrevista: Paulo Eduardo Nogueira

Escrito por Paulo Eduardo Nogueira, o livro Paulo Francis: polemista profissional narra os principais lances da trajetória de Paulo Francis na imprensa brasileira.

 

Segundo o autor, a ideia da publicação surgiu em 2008, quando a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo resolveu homenagear os 200 anos da chegada da imprensa ao Brasil, publicando a série “Imprensa em Pauta”.

Coube a Nogueira escrever o perfil sobre Paulo Francis, que inclusive havia sido seu colega dos tempos do jornal “O Estado de S. Paulo”.

Na entrevista a seguir, o autor conta mais sobre seu livro e a figura emblemática de Paulo Francis.


*****************************************

NOVA ESTAMPA: Não há como começar uma entrevista sem fazer uma pergunta básica: como surgiu o projeto de pesquisa e feitura de seu livro? O que o mais atraiu em Paulo Francis, a figura dele ou a consistência de suas ideias? 
NOGUEIRA: O livro é resultado de uma série de felizes acasos. Em 2008, a Imprensa Oficial resolveu homenagear os 200 anos da chegada da imprensa ao Brasil com um série de dez perfis de jornalistas, chamada "Imprensa em Pauta". E me convidou para escrever o perfil de Paulo Francis, sem saber que eu trabalhara com ele em sua última fase profissional, entre 1990 e 1996, no jornal O Estado de S. Paulo. De todos os perfis aventados, o do Francis seria o único que eu escolheria com prazer, pois o acompanhava desde os anos 60, nos tempos do Pasquim. Portanto, o livro foi uma encomenda, com tamanho e prazo bem definidos, pois sairiam vários volumes ao mesmo tempo. A ideia era fazer um perfil não muito longo, de fácil acesso, sobretudo destinado às gerações que desconheciam o personagem. O fato de ter convivido profissionalmente com ele quando eu era editor de política internacional (uma das áreas de expertise do Francis) do Estadão me possibilitou um enfoque mais pessoal, mostrando, por exemplo, que, ao contrário do folclore, ele era uma pessoa afável e até carente afetivamente. Tratava todo mundo com atenção. Além disso, contei com a inestimável colaboração da viúva, Sonia Nolasco, que respondeu a uma longa série de perguntas sem exigir ler o texto final ou qualquer tipo de controle prévio. Também fiz longas entrevistas com Lucas Mendes, que conviveu com o Francis desde os anos 70 em Nova York, e Sérgio Augusto, principalmente sobre as área de cultura e política. Todos foram extremamente gentis e prestativos, muito obrigado! Também reli todos os romances e livros do Francis, inclusive Certezas da Dúvida e Opinião Pessoal, que havia lido há quase 40 anos. E também recorri a muito material de arquivo de jornais.
Como escrevo no livro, meu interesse pelo trabalho do Francis vem desde o início dos anos 70, quando entrei na faculdade de jornalismo e vivíamos o auge da ditadura militar. A censura era férrea e o acesso à informação, precário. Francis era uma janela para o mundo, enviando de Nova York informações preciosas sobre filmes, peças, livros, etc, além de comentários políticos. Os artigos dele circulavam pelas mãos os estudantes como tesouros, às vezes em xerox. As gerações da internet, Twitter, não fazem ideia da sede de informação daquela época. E o Francis era o maior farol da época. Foi o avô dos blogueiros, pois a coluna Diário da Corte, no fundo, era um blog, com notas curtas, dinâmicas, variadas. 


NOVA ESTAMPA: Além do conteúdo, o que me chama atenção em seu livro é justamente o objeto de pesquisa: Paulo Francis. No mercado editorial brasileiro, ainda são poucas as obras que investigam a trajetória de Francis na cultura nacional. Na sua avaliação, por que isso ocorre? 
NOGUEIRA: É difícil responder. Temos uma enxurrada de biografias sobre as mais variadas figuras, mas a vida do Francis havia sido tema de apenas um livro antes do meu, escrito por Daniel Piza, outro amigo do Estadão, infelizmente já falecido, chamado Brasil na Cabeça. São livros complementares: Daniel define o seu como um "ensaio biográfico", em que destaca mais análises sobre os gostos literários do Francis e seu contexto intelectual, enquanto o meu livro trata mais de informações biográficas, com  preocupações cronológicas, etc., e da trajetória ideológica, do trotskismo ao conservadorismo. Há um outro livro, escrito pelo ex-jurado do Chacrinha Fernando Jorge, que se limita a apontar erros de informação dos artigos do Francis. Uma obra abaixo da crítica.  

NOVA ESTAMPA: Pela atitude combativa, capacidade de falar de qualquer assunto e conhecimento enciclopédico, Francis encarnava a figura do perfeito "jornalista intelectual", ou seja, que dissertava bem e vivia de modo romântico. Você concorda com essa imagem? Você acha que Francis foi um dos últimos jornal istas a empunhar esse perfil? 
NOGUEIRA: Francis nasceu em 1930 e foi produto de uma época determinada. Só teve seu primeiro emprego de verdade aos 27 anos. Antes disso, pôde ler tudo o que queria, sustentado pelo pai. E aproveitou bem esse conforto. Hoje em dia não há mais tempo para isso, um jornalista de 27 anos provavelmente já foi demitido de um ou mais empregos, e luta pela sobrevivência em longas jornadas de trabalho. O culto pelos livros era muito mais forte na época do Francis, sem o imediatismo da informação de hoje. Além disso, obviamente ele era muito inteligente e soube absorver tudo o que lia, o que lhe foi muito útil profissionalmente. Ele se destacou não por reportagens de campo ou grandes entrevistas, mas por comentários e análises feitos na sala de seu apartamento. O que não é pouco: quanta gente é lembrada ainda hoje só por suas opiniões? Por isso não há sucessores do Francis, ele continua sendo uma avis rara no panorama cultural brasileiro.


NOVA ESTAMPA: Voltando a falar de seu livro, você mostra toda a trajetória intelectual de Francis, provando que a mudança da influência socialista para o conservadorismo tinha fundamento em autores estudados pro ele. De certa forma, isso quebra um pouco aquela imagem de um Francis que pouca ligava para a coerência? Ou seja, o "Francis popular" acabou sobrepujando o "Francis mais profundo"?  

NOGUEIRA: A trajetória ideológica do Francis e sua guinada conservadora não se deram da noite para o dia. E, como demonstro no livro, correspondem a um movimento verificado em muitos países, em que antigos marxistas se desiludem com a revolução e passam a enxergar na esquerda o maior inimigo da democracia. Não houve incoerência por parte do Francis, mas uma mudança que começa ainda nos anos 60, quando o golpe militar abala seus sonhos de uma nova sociedade, passando pelos anos 70, quando se decepciona com a esquerda, até entrar nos anos 80/90 com o figurino conservador. A chave para explicar essa guinada está no trotskismo: era uma tendência que sempre foi crítica à esquerda em geral, particularmente o stalinismo da União Soviética ou o maoísmo chinês,  considerados regimes burocráticos e opressores. Quando o trotskista perde a esperança na "verdadeira" revolução, a tendência é se tornar um crítico de qualquer esquerda. Há inúmeros casos assim, como o recentemente falecido intelectual Christopher Hitchens. Dedico o capítulo final do livro a essa trajetória e, para mim, é o ponto alto do livro. Modéstia à parte, nunca li nenhum ensaio que tratasse dessa questão com mais profundidade. É uma abordagem original, fundamentada, que dá um contexto para as mudanças de posição do Francis. Não foi uma pirraça de um intelectual provocativo, mas um processo natural de reformulação de pensamento. Se as pessoas concordam ou não, é outra história.

  
NOVA ESTAMPA: Logo depois que li seu livro, assisti ao documentário do Nelson Hoineff. Senti uma similaridade entre os dois projetos. Você acha que seu livro tem algum tipo de diálogo com esse filme?
NOGUEIRA:  Como no caso do livro do Daniel Piza, acho que são complementares. Até mencionei no livro que o documentário de Nelson Hoineff seria lançado, mas não deu tempo devê-lo antes de o livro ser publicado. Até pelo título, o filme deixa claro que é um retrato afetivo sobre o Francis, com seus amigos e histórias. É uma escolha de enfoque, que você pode gostar ou não. Nelson costumava se hospedar no apartamento do Francis quando ia a Nova York. Há momentos importantes, como a entrevista do médico Jesus Cheda, que diagnosticou uma bursite em vez de problema cardíaco, ou de Joel Rennó, que processou Francis pelas acusações à Petrobrás. As críticas não foram muito favoráveis, mas gostei bastante e me diverti muito. Assisti ao filme em uma sala de cinema aqui em São Paulo e o público rachava de rir. Esse era o tal segredo do Francis. Não é um retrato muito aprofundado, mas funciona bem como cinema, apesar da clara falta de recursos para fazer uma produção mais sofisticada, com mais material de arquivo, etc.

NOVA ESTAMPA:  O título de seu livro, "polemista profissional", sintetiza bem o espírito de Paulo Francis: provocador, brigão, inconformista. Nessa onda atual do politicamente correto, seria possível existir alguém como o Francis? E se ele ainda fosse vivo, continuaria do m esmo jeito?
 
NOGUEIRA:  Essa é uma dúvida interessante: como seria o Francis de 2012, com 82 anos de idade? Alguns, como Caio Blinder, acham que ele estaria diluído hoje nessa selva da internet, sem a mesma força. Discordo: se ele mantivesse um blog, acho que seria o mais acessado da rede. Até os inimigos o leriam diariamente, só para se irritar. Principalmente a patrulha do politicamente correto, que vem causando um mal terrível ao mundo das ideias, ao estabelecer uma cartilha do que é autorizado ou não. Francis detonaria tudo isso, com exagero e verve. Há uma oferta de informações sem precedentes na história humana, mas pouca qualidade. E ninguém como o Francis. Com sua capacidade de escrever num jato, imagino como poderia produzir nos meios digitais, em tempo real. Se bem que, aos 82 anos, provavelmente ele já teria se aposentado e ido morar em Petrópolis, um antigo sonho. 

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mortos-vivos chegam a Guarapuava

Evento inédito na cidade, o 1º Zombie Walk promete movimentar a população no fim de semana

 (Divulgação)


Eles estão em toda a parte. Rastejando lenta e desordenadamente, agem em bandos ou sozinhos. Seu ataque é mortal. Nos gibis, na TV, ou na literatura, nada escapa de sua fome insaciável pelos poucos humanos que restaram no planeta. E agora, eles estão em Guarapuava.

Calma, não é preciso entrar em desespero. Por enquanto, o perigo existe apenas na ficção, principalmente para aqueles que têm coragem em entrar numa história protagonizada pelos mortos-vivos (ou zumbis). Ou que se dispõem a participar de eventos que reúnem aficionados pelo tema. É o caso do 1º Zombie Walk em Guarapuava, que ocorre neste sábado (17), às 17h30, em frente à “Praça Cleve”.

Assim como outros similares, a graça do Zombie Walk é fugir um pouco da rotina diária e entrar no espírito da brincadeira. Fãs de histórias de Terror se caracterizam como zumbis e saem em caminhada pela cidade. É como se fosse um baile de Carnaval, mas sem marchinhas e com o mesmo objetivo de se divertir.

Em entrevista exclusiva ao Nova Estampa, uma das organizadoras do evento guarapuavano, Gabriela Frigo Fernandes, 19, conta que ela sempre foi fascinada pelo Terror e a ideia de realizar um Zombie Walk surgiu por acaso. “Um dia estava no Twitter e postei aleatoriamente: ‘Sério que, em Guarapuava, não tem Zombie Walk?’. Alguém me respondeu dizendo: ‘Deveria, né?’. Então, conversei com meus amigos para pedir ajuda e nós organizamos tudo”.

Estudante do curso de química, Gabriela conta que toda a preparação foi feita por meio de redes sociais (Facebook e Twitter) e reuniões em sua casa. Aos poucos, os cartazes foram sendo montados, sem ajuda alguma de patrocinadores, e a divulgação foi sendo feita boca a boca, principalmente na internet.

Ao contrário do que muita gente pensa, o objetivo do Zombie Walk não é assustar ninguém ou causar confusão. Acima de tudo, a diversão. “Existem pessoas que criticam o evento por não ter nenhum cunho social ou de protesto, mas acredito que cada um encontra a sua forma de diversão e que mobilizações não precisam envolver, necessariamente, protestos. Assim como existem pessoas que gostam de sambar seminuas no Carnaval, existem aqueles que gostam de se fantasiar de zombies e sair pelas ruas andando”, defende a estudante.

Ciente de que Guarapuava (250 km de Curitiba) é uma cidade conservadora, Gabriela sabe que o evento pode chocar algumas pessoas. Mas, por outro lado, ela acredita na existência de um público interessado pelo assunto, que, assim como ela, também gosta de diversão e histórias de mortos-vivos.

Na expectativa pela primeira edição do Zombie Walk, a estudante termina a entrevista dizendo que a cidade precisa de mais agitação cultural. Por isso, é necessário um teatro.



CURIOSIDADE
Em cidades como Curitiba, o Zombie Walk já entrou para o calendário local. Neste ano, a caminhada dos zumbis, que está em sua quarta edição, fez parte da programação do Carnaval alternativo de Curitiba, o Festival Psycho Carnival.


Cerca de duas mil pessoas passaram pelo Centro da capital paranaense vestidas de mortos-vivos.

ORGANIZAÇÃO
Além de Gabriela, participaram da organização do 1º Zombie Walk em Guarapuava: Bruno Hilgemberg, Felipe Bini, Felipe Kosouski, Felipe Tagami, Karine Cristine Almeida, Priscila Ikeda e Raphael Baldissera Gonçalves.



*****Amostra de como foi o evento em Curitiba:


Antes que as coisas piorem

No longa-metragem Reis e Ratos, Mauro Lima mistura história e ficção para contar os momentos que antecederam o Golpe de 64

(Divulgação)

De Pra frente Brasil (1982) a O que é isso, companheiro? (1997), o cinema brasileiro é pródigo em filmes sobre os chamados “Anos de Chumbo”, um difícil período da ditadura militar (1964-1984). Pudera, até hoje gera controvérsia e remexe velhas feridas (vide a Comissão da Verdade).

Por isso, sempre é bem-vindo novas abordagens dessa história negra e obscura. A mais recente incursão cinematográfica brasileira é Reis e Ratos (2012), que estreia nesta sexta-feira (16) no Cine XV, às 21h30.

Dirigido por Mauro Lima (o mesmo de Meu nome não é Johnny), o longa-metragem apresenta um tom diferente do habitual. Deixa a seriedade de lado e pinta de maneira farsesca os acontecimentos que precederam o Golpe de 64. Só pra ter uma ideia, o ator Selton Mello vive um agente da CIA que parece dublado aos moldes daqueles antigos filmes de época. Tudo graças à inflexão de Mello.

Em entrevista à revista Preview, o cineasta Lima conta que o objetivo do filme era falar do Golpe de uma “forma inédita”, misturando aspectos da história do país com ficção. Assim, ele traça uma imagem meio romântica, meio humorística do período pré-Golpe. Segundo ele, naquele momento ainda era possível certa inocência (que se perderia após 31 de março de 64).

Na história, depois que um coreto de uma pequena cidade é destruído por uma misteriosa bomba, uma cantora (Rafaella Mandelli), que seria a principal vítima, descobre que o enigmático locutor Hervé (Cauã Reymond) foi o responsável por sua salvação. Mas o mediúnico funcionário da rádio não fazia ideia de que estaria atrapalhando os planos de desestabilizar o Brasil, arquitetados por Troy Sommerset (Selton Mello), agente da CIA, e o Major Esdras (Otávio Muller), auxiliados pelo meliante Ronny Rato (Rodrigo Santoro).

Mais do que um filme brasileiro, vale a pena pela leitura diferente de um período específico da história brasileira.





GUERRA É GUERRA 
A outra estreia que completa o fim de semana do Cine XV é a comédia Guerra é Guerra (2012), com sessões às 15h00, 17h00, 19h15 e 21h30. A direção é de McG. 

Estrelado por Reese Witherspoon e Chris Pine, o filme conta a história de Tuck (Tom Hardy) e FDR (Chris Pine), que são dois dos principais agentes da CIA. Grandes amigos, eles vivem uma rotina perigosa em que é fundamental a confiança de um no outro. 

Tudo ia bem até que se veem namorando a mesma mulher, Lauren (Reese Witherspoon). Inicialmente, decidem seguir cada um na sua e deixar para que ela escolha um dos dois. Mas aos poucos, a natureza competitiva da dupla vai mostrar que ninguém está ali para perder. 


quinta-feira, 15 de março de 2012

O espírito da vingança

Em segunda incursão ao cinema, personagem da Marvel enfrenta seu próprio demônio

(Divulgação)

Nas histórias em quadrinhos da lendária editora Marvel, Homem-Aranha e X-Men são as séries mais conhecidas e populares no mundo. Quase todo leitor já se identificou com algum desses heróis, compartilhando seus dramas e sonhando com suas aventuras. Afinal, Peter Parker, por exemplo, é um jovem inteligente e tímido que ganha muita responsabilidade. Quem nunca passou por isso?

Mas, e se o personagem em questão firma um pacto com o Diabo e se torna uma espécie de morto-vivo, andando numa moto flamejante? Por incrível que pareça, esse é o ponto de partida dos gibis estrelados pelo Motoqueiro Fantasma. Assim como o Homem-Aranha e os X-Men, ele também foi levado ao cinema. Nesta sexta-feira (16), Motoqueiro Fantasma 2: O Espírito da Vingança 2 (2012) estreia no Cine Irati, às 20h30.

Sucessor do filme de 2007, o longa-metragem traz novamente o ator Nicholas Cage no papel principal, o do motoqueiro Jhonny Blaze que, ao ser tomado pelo “espírito da vingança”, se transforma num morto-vivo que impõe seu olhar de misericórdia a quem for necessário.

Nos gibis, as aventuras do Motoqueiro Fantasma envolviam alguns ingredientes fortes do terror: satanismo, possessão, demônios etc. Na passagem para o cinema, os produtores preferiram algo mais suave e infantilizado. Pelo menos, na direção de Mark Steven Johnson para o primeiro filme.

No segundo longa, dois diretores estão à frente do projeto, Mark Neveldine e Brian Taylor. Eles optaram por mais aventura e novas doses da maldição na triste sina de Blaze.

Na história, o Motoqueiro se refugia no Leste europeu para tentar controlar sua maldição ou, pelo menos, deixá-la escondida da maioria das pessoas. Ele leva uma vida solitária, até ser obrigado a entrar em ação ao ser chamado por um culto para salvar a vida de Danny (Fergus Riordan), de apenas 10 anos. O garoto está ameaçado pelo Diabo (Ciaran Hinds), que deseja encarnar em seu corpo.

Parece que Nicholas Cage tem gostado de encarnar (literalmente) o personagem. Aguarda-se para saber se o público iratiense também vai pensar o mesmo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Denise multiplicada

Após passagem de sucesso em Irati, atriz paranaense apresenta três diferentes peças em Guarapuava


(Divulgação)


O público de Irati matou a saudade e gostou. Agora, é a vez de Guarapuava. O início de 2012 marca o retorno da consagrada atriz paranaense Denise Stoklos aos palcos da região Centro-Sul do Estado. É a turnê do projeto Acervo Denise Stoklos: Teatro Essencial, que, financiado por recursos públicos, reapresenta peças históricas da artista.

De quinta-feira (15) até sábado (17), o público que for ao auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), poderá conferir três espetáculos teatrais diferentes. Na quinta-feira, às 14h, tem “Mary Stuart” (1987); na sexta-feira, às 20h, a atração da vez é “Vozes Dissonantes” (1999); e, fechando a turnê no sábado, às 20h, “Calendário da Pedra” (2001). 


No final de fevereiro, o público iratiense conferiu cinco apresentações de “Louise Bourgeois: Faço, Desfaço e Refaço”, uma peça que adaptava o universo da artista plástica naturalizada norte-americana Louise Bourgeois. Desta vez, os guarapuavanos terão a oportunidade de conhecer três facetas de Denise: uma personagem dividida em duas (Mary Stuart, rainha da Escócia, e Elizabeth I, rainha da Inglaterra), em “Mary Stuart”; a multiplicidade de visões de filósofos, estetas, políticos e poetas, em “Vozes Dissonantes”; e o desenrolar de pensamentos e ideias a partir de um diário anual, em “Calendário da Pedra”.

Todas as apresentações são gratuitas. Mas, é preciso retirar com antecedência o convite na Dirc (Diretoria de Cultura), localizada no centro de eventos do campus Santa Cruz. Mais informações, pelo telefone (42) 3621-1016.

TEATRO ESSENCIAL
As três montagens fazem parte do chamado Teatro Essencial, um conceito de teatro criado por Denise Stoklos ao final dos anos de 1960. Difundido internacionalmente, é um estilo de atuação que privilegia a essência do ator, ou seja, que o permite reunir todos os elementos primordiais numa única pessoa: direção, criação, cenografia etc. Enfim, é uma espécie de “homem de um exército só”, ampliando a linguagem corporal.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Projeto Nivea Viva Elis já tem datas definidas para turnê de Maria Rita

O projeto "Nivea Viva Elis" já tem data e lugar para começar: dia 24 de março, em Porto Alegre. Lá, na cidade onde Elis Regina nasceu, Maria Rita fará o primeiro show dessa turnê. Ao lado dos músicos Thiago Costa (piano e teclado), Sylvinho Mazzucca (baixo acústico e elétrico), Davi Moraes (guitarra) e Cuca Teixeira (bateria), ela vai interpretar 25 sucessos da carreira de Elis. 


Após extensa pesquisa no repertório, Maria Rita selecionou 63 músicas, que viraram 36. Essas estão sendo ensaiadas e experimentadas para chegar a 25. Depois de Porto Alegre, o show irá para Recife (1o de abril), Belo Horizonte (8 de abril), São Paulo (22 de abril) e Rio de Janeiro (29 de abril). Todos os eventos serão gratuitos.

A segunda etapa do projeto, que envolve exposição multimídia itinerante pelo país - com documentário sobre a vida e a obra de Elis Regina -  e lançamento de livro baseado na trajetória da diva da MPB, acontecerá ao longo de 2012 e em breve terá calendário também anunciado.

“Estamos orgulhosos de associar a marca Nivea ao talento de duas grandes estrelas da música brasileira. Elis é atemporal, um clássico da MPB e Maria Rita também é símbolo de juventude, talento e beleza“, conta a diretora de marketing da BDF NIVEA Brasil, Tatiana Ponce.

DATAS E LOCAIS DA TURNÊ

24 de março - Porto Alegre
Local: Anfiteatro Pôr-do-Sol - Av. Edwaldo Pereira Paiva, s/n. Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – Praia de Belas
Horário: 16h
Entrada gratuita

1o de Abril - Recife
Local: Parque Dona Lindu – Praia de Boa Viagem (acesso principal) – Boa Viagem
Horário: 16h
Entrada gratuita

8 de Abril - Belo Horizonte
Local: Parque das Mangabeiras - Rua Caraça, 900 (acesso principal) – Mangabeiras
Horário: 16h
Entrada gratuita

22 de Abril – São Paulo
Local: Auditório do Ibirapuera -  Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. - Moema
Horário: 11h
Entrada gratuita

29 de Abril – Rio de Janeiro
Local: Aterro do Flamengo - R. Buarque de Macedo, s/n. - Flamengo
Horário: 16h
Entrada gratuita

O PROJETO
O "Nivea Viva Elis" tem como objetivo promover a cultura brasileira e em sinergia com alguns dos principais valores da marca, como tradição, família e feminilidade, em novembro de 2011 a Nivea anunciou patrocínio ao projeto "Nivea Viva Elis".

Homenagem especial à Elis Regina, a iniciativa envolve suporte à exposição multimídia itinerante pelo país, contando também com documentário sobre a vida e a obra da diva da MPB, bem como o apoio à produção de livro baseado em sua trajetória. Além disso, o projeto inclui a realização de cinco shows estrelados por Maria Rita, filha de Elis Regina, que interpretará pela primeira e única vez em sua carreira sucessos consagrados na voz de sua mãe.

SOBRE MARIA RITA
Nascida em 9 de setembro de 1977, Maria Rita, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano, iniciou sua carreira aos 24 anos. Antes de tornar-se cantora profissional, estudou Comunicação Social e Estudos Latino-Americanos na Universidade de Nova Iorque, nos EUA.

Nos últimos anos, vêm brilhando no universo musical, consagrando-se como novo ícone da MPB. Ganhadora de seis prêmios Grammy Latino, incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou edições do Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outras premiações nacionais.

Maria Rita já vendeu 1,285 milhão de CDs e DVDs, somente no Brasil.

Discografia: Maria Rita (2003), Segundo (2005), Samba Meu (2007) e Elo (2011).

(Assessoria de Imprensa)

sexta-feira, 9 de março de 2012

Adam Sandler estreia comédia escrachada

Em Cada um tem a gêmea que merece, ator se desdobra para viver gêmeos completamente diferentes

(adorocinema.com.br) 
 

Para quem acompanha o Saturday Night Live (tradicional programa de humor na TV norte-americana), deve se lembrar dos comediantes que fizeram/fazem sua história desde os anos de 1970: John Belushi, Dan Ankroyd, Steve Martin, Bill Murray, Eddie Murphy, Mike Myers, entre outros. Pelos nomes listados, o programa foi um celeiro de novos talentos do humor.

Nos anos 90, um deles foi Adam Sandler, famoso pelas hilárias imitações. Assim como seus antecessores, ele também migrou para o cinema. Como de praxe, estrelou diversas comédias (algumas boas, outras razoáveis). A mais recente é Cada um tem a gêmea que merece (2011), que estreia nesta sexta-feira (9), no Cine XV (a 250 km de Curitiba), às 21h30.


O longa-metragem aponta para uma tendência evidente na carreira do ator norte-americano: o cinema besteirol (ou escrachado). Muito comum em Hollywood, é um gênero que exagera demais na piada, perdendo a linha e o tom. O humor não tem censura, mas precisa de uma palavrinha mágica, “bom senso”.

E ainda mais num recurso muito batido no cinema: ator que se desdobra para fazer mais personagens. Vide o caso de Eddie Murphy (aliás, outro que perdeu o rumo).

Na história de Cada um tem a gêmea que merece, Sandler é Jack, um pacato homem de família e publicitário de sucesso. De repente, sua vida muda radicalmente durante a comemoração do Dia de Ação de Graças: a visita de sua irmã gêmea Jill (vivida pelo próprio comediante), uma grosseirona que traz apenas confusões.

Apesar do escracho evidente, o longa-metragem dirigido por Dennis Dugan (olha o pai da criança) foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos. Talvez, cada um tenha o filme que merece. Não, é?!

EM CARTAZ
No Cine XV, continuam em exibição os seguintes filmes:
- Motoqueiro Fantasma 2 (às 19h15);
- Tintim (às 17h);
- As Invenções de Hugo Cabret (às 17h e 19h15);
- A Dama de Ferro (às 21h15)




quinta-feira, 8 de março de 2012

Diretor Fincher se rende à série Millennium

Na adaptação do primeiro livro da trilogia, Daniel Craig dá cara ao jornalista investigador Blomkvist

(Divulgação)



Sucesso em todo o mundo, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, a trilogia Millennium (Os Homens que não Amavam as Mulheres, A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar) enfim despertou o interesse dos estúdios de Hollywood.

Após a adaptação sueca de 2009, estrelada pela atriz Noomi Rapace (a cigana de Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras), o cultuado diretor David Fincher resolveu dar sua versão para o thriller policial escrito por Stieg Larsson. O resultado pode ser visto nesta sexta-feira (9), no Cine Irati, às 20h30.
 

No primeiro livro da série, Os Homens que não Amavam as Mulheres, o jornalista Mikael Blomkvist é contratado para investigar um mistério de quatro décadas: a sobrinha de um importante industrial sumiu sem deixar vestígios. Durante a investigação, que se passa numa pequena cidade sueca, Blomkvist conta com a ajuda da hacker antissocial Lisbeth Salander.

Como pano de fundo, a revista de economia Millennium e uma reportagem fracassada do jornalista-detetive. Aliás, o romance de Larsson segue à risca o modelo de literatura policial consagrado ao longo do tempo: mistério-investigação-resolução. Mas, claro, com algumas modificações que o afastam das histórias de Arthur Conan Doyle (criador do personagem Sherlock Holmes) e Agatha Christie.

Na passagem para o cinema, o grande desafio enfrentado por Fincher foi vencer as mais de 500 páginas do tijolaço. Ao contrário da versão sueca, seu filme procurou se aproximar o máximo possível da obra literária, com exceção apenas do final.


Após essa incursão ao universo de Stieg Larsson, que rendeu algumas indicações ao Oscar, espera-se que David Fincher tome gosto pela coisa e dê continuidade às adaptações das outras duas obras.



sexta-feira, 2 de março de 2012

A invenção do cinema

Em novo filme, Martin Scorsese presta justa homenagem a precursor do cinema
 

(Divulgação)


A cerimônia do Oscar, realizada no último dia 29 de fevereiro, teve certo ar de nostalgia. A saudade de um tipo de cinema que está desaparecendo nesse momento de transição para o digital: película, artesanal e com muita criatividade e simplicidade.

Como todos sabem, o grande vencedor da noite do Oscar foi O Artista, longa-metragem francês que viaja no tempo até os primórdios do cinema hollywoodiano. Feito em preto e branco e quase todo sem som, o filme conquistou a Academia.

Apesar de faturar apenas prêmios técnicos (cinco estatuetas), outra estrela que passou pelo tapete vermelho do Oscar foi A invenção de Hugo Cabret (2011), que estreia nesta sexta-feira (2) no Cine XV (da cidade de Guarapuava), às 17 h. 


Primeira incursão do prestigiado diretor Martin Scorsese ao universo dos filmes infantis e do cinema 3 D, A invenção de Hugo Cabret tematiza um tempo antigo do cinema, quando não havia som e grandes efeitos especiais. Prevalecia a criatividade e alguns truques trazidos pelo mágico francês Georges Méliès, que se tornaria o primeiro grande cineasta da história.

São de Méliès obras precursoras como Viagem à Lua (1902), em que lança as bases para o conceito de ilusionismo no cinema. A despeito do enorme sucesso alcançado no início do século 20, o francês acabou esquecido pela sociedade de sua época.

No entanto, a história o recuperaria e poria no merecido lugar de pioneiro e mestre da Sétima Arte. O longa-metragem de Scorsese é um acerto de contas com a memória de Méliès. Por isso, este é um dos personagens da fábula de A invenção de Hugo Cabret.


 

Com a mão de ferro

Controversa ex-primeira ministra da Inglaterra se torna personagem do filme A dama de ferro



(Divulgação)
 


Nos anos de 1980, não foi apenas a moda e a música que entraram para a história (seja pelo mau gosto ou popularidade). Havia também algumas personalidades que se tornaram icônicas. Na política internacional, três peças eram fundamentais para o tabuleiro da Guerra Fria: o norte-americano Ronald Reagan, o soviético Mikhail Gorbachev e a inglesa Margaret Thatcher.

Cada um a seu modo, representou um tipo de força para o governo de seu respectivo país e para o mundo. Dos três, Margaret se destacava por ser a primeira mulher a assumir o posto de primeira-ministra na Inglaterra. Sua gestão ficou marcada por medidas polêmicas e controversas, como, por exemplo, a política de austeridade e as privatizações. Não por sinal, ficou conhecida como a “dama de ferro”.

E agora, essa história pode ser conhecida no premiado filme A dama de ferro (2011), que estreia no Cine XV (da cidade de Guarapuava) neste sábado (2), às 21h15min.
 
Com direção de Phyllida Lloyd, o longa-metragem traz no papel principal a atriz Meryl Streep. Sua caracterização foi tão intensa e marcante, que ela conquistou o Oscar de melhor atriz na cerimônia realizada no último dia 26 de fevereiro.





quinta-feira, 1 de março de 2012

Repórter acidental

Em As aventuras de Tintim, Spielberg adapta personagem aventureiro de Hergé


(Divulgação)

 

Adaptação. Esta tem sido a palavra de ordem em Hollywood nos últimos tempos. Obras literárias e, principalmente, HQs são a matéria-prima para as mais recentes produções nos EUA. Chutando por alto, de cada dez filmes, ao menos seis ou sete são derivados do papel.

É o caso mais recente de As aventuras de Tintim (2011), que estreia nesta sexta-feira (2) no Cine Irati, às 20h30min.

 
Dirigido por Steven Spielberg, o longa-metragem é uma adaptação das histórias em quadrinhos do ilustrador francês Hergé. Criado em 1929, Tintim é um jovem repórter que vive as mais incríveis aventuras ao redor do mundo. Sempre na companhia do cachorrinho Milu e do capitão Haddock.

Na passagem para o cinema, Spielberg escolheu o sistema de captura de movimento para fundir três aventuras originais de Tintim. No processo de filmagem, os atores, vestidos com roupa especial, se tornaram uma imagem muito próxima do desenho animado. Segundo o diretor, foi a melhor solução para preservar a estética dos quadrinhos.

Aliás, adaptar o universo de Hergé era uma pequena obsessão do cineasta norte-americano. Na época de sucesso da franquia Indiana Jones (filmes rodados nos anos de 1980), muita gente disse a ele que o personagem Indiana Jones se assemelhava a Tintim. Curioso, o diretor conseguiu edições do personagem e se encantou com o universo do desenhista francês.

Agora, em 2012, finalmente o sonho de Spielberg se torna realidade. E o público iratiense só tem a ganhar com As aventuras de Tintim.