quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marcelo Quintanilha faz homenagem aos Orixás em faixa do novo álbum


“Meu Orixá” traz a percussão de Dalua, o contrabaixo de Magno Vito e o violão de Camilo Carrara



 (Assessoria)
O cantor e compositor Marcelo Quintanilha lança mais uma faixa do seu novo trabalho, Cumulus Sambas. A música escolhida é “Meu Orixá”, homenagem ao Candomblé que o autor trouxe na bagagem de seus laços com a Bahia. 
“Meu Orixá” é um samba-axé com as cores de todas as guias. Composta por Marcelo Quintanilha, a canção tem a participação do consagrado percussionista Dalua, do contrabaixista Magno Vito (integrante da banda de Tiê, Mariana Aydar e Márcia Castro, além de integrar a equipe da Comando S Áudio), de Camilo Carrara no violão e do próprio Quintanilha no vocal. Gravado nos estúdios da Comando S Áudio e com direção de Serginho Rezende. 
Acompanhando a faixa “Meu Orixá”, um vídeo registra desenhos elaborados pelo autor com símbolos que representam cada Orixá citado. 
MARCELO QUINTANILHA 
Músico paulistano, Quintanilha lançou o seu CD de estreia, Metamorfosicamente, em 1995. Nesse mesmo ano foi indicado ao prêmio Apetesp de “Melhor Canção”. 
Compositor de músicas que ganharam destaque na voz de Daniela Mercury, como “Dona Desse Lugar” e “Andarilho Encantado; além das canções “Mais de Mim” e “Eu Sou a Multidão” que ecoaram na doce voz de Vânia Abreu. 
Marcelo Quintanilha também é publicitário e atua há vinte anos no mercado compondo e cantando jingles para as maiores produtoras brasileiras. 
CAMILO CARRARA 
O violinista, multi-instrumentista, arranjador, produtor, compositor e professor Camilo Carrara é destaque na cena musical pela  sua atuação junto aos universos da música erudita e popular. 
Graduado pelo departamento de música da USP (Universidade de São Paulo), é frequentemente requisitado para gravações, shows e concertos no Brasil e no exterior, ao lado de artistas como Alaíde Costa, Ana de Hollanda, Antônio Nobrega, Carmina Juarez, Cida Moreira, Eugênia Mello e Castro, Fortuna, Johnny Alf, José Miguel, Lokua Kanza, Marcelo Quintanilha, Toquinho, Vânia Abreu, Vrginia Rosa e Zizi Possi.

(Assessoria de Imprensa)

Super-heróis em ação


 (Site Adoro Cinema)


“Para o alto e avante”. Durante muito tempo, essa frase foi marca registrada nas histórias do Superman, o herói mais poderoso na face da terra. Hoje o personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel não precisa mais dizê-la para ser reconhecido por leitores e pessoas afins.

A partir desta sexta-feira (27/04), outra frase vai sair das histórias em quadrinhos para entrar na história do cinema: “Avante, Vingadores”. Muita expectativa cerca a estreia mundial da megaprodução Os Vingadores, a aposta ambiciosa da mítica editora norte-americana Marvel.

De uma só vez, o diretor Joss Whedon reuniu o time dos sonhos de qualquer fã de gibis: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Se sozinhos eram duro de roer, imagina numa superequipe.

Só para o Brasil, são 800 cópias do filme distribuídas pela Paramount, número digno de um blockbuster (o tipo de longa-metragem que arrasta multidões). Uma delas já chegou a Guarapuava e será estrela das duas salas do Cine XV.

Segundo um dos funcionários do cinema guarapuavano, o bilheteiro Wilbor Michel Evaristo, a expectativa de público é muito boa. “Quase todas as sessões (16h15, 19h e 21h40) programadas para sexta, sábado e domingo estão com lotação esgotada. A gente começou a vender os ingressos com bastante antecedência”, explica.

Como em 2011, Evaristo conta que Os Vingadores é mais uma das estreias internacionais que o Cine XV traz a Guarapuava. Isso significa que quem mora em São Paulo, Nova Iorque, Curitiba ou na cidade do Centro-Sul do Paraná terá a mesma oportunidade de assistir ao filme norte-americano.

O funcionário do cinema revela que a cópia já está pronta para ser exibida na sexta-feira. “Pra mim, como espectador de cinema, o filme é excelente”, afirma. É que Evaristo já participou da sessão-teste de Os Vingadores e pôde conferir, em primeira mão, a megaprodução.

Fãs de quadrinhos, adolescentes, gente de meia-idade, mulheres. Segundo a avaliação do bilheteiro, que está envolvido diretamente com a venda dos ingressos, o público de Os Vingadores é bastante eclético. A expectativa do Cine XV é de sessões pelas próximas cinco, seis semanas, período em que o filme ficará em cartaz na cidade.

Agora, resta correr para comprar os últimos ingressos e curtir a aventura com os heróis da Marvel.

 

ORIGEM
Criado pelo roteirista Stan Lee e pelo desenhista Jack Kirby em 1963, Os Vingadores apresentava na formação original Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa. Na versão para os cinemas, Gavião Arqueiro e Viúva Negra entraram nos lugares de Homem-Formiga e Vespa. O diretor da agência de segurança S.H.I.E.L.D., Nick Fury, é o responsável por montar a equipe.

No Brasil, as editoras Ebal, Bloch e Abril publicaram as histórias de Os Vingadores. Com a Panini, atual detentora dos direitos autorais no país, o grupo ganhou duas revistas: Os Vingadores e Avante, Vingadores.


(Publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)


sábado, 21 de abril de 2012

‘O Mistério da Mansão Winston’ tem apresentação única


Promovida pela FEP, comédia é a atração deste sábado na Unicentro  

A 12ª URE/FEP (União Regional Espírita/Federação Espírita do Paraná) promove neste sábado (21/04), às 20h, a peça teatral “O Mistério da Mansão Winston”.

Com apresentação programada para o auditório Francisco Contini, do campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), o espetáculo é uma comédia ambientada na Inglaterra do século 19, durante o período vitoriano. A história se passa numa mansão mal-assombrada, onde a conservadora família Winston preza sua orgulhosa tradição. Fantasmas aterrorizam os moradores e seus excêntricos criados.

De repente, quando um suspeito funcionário da Rainha e sua assistente visitavam o castelo, uma morte misteriosa quebra a rotina dos moradores da mansão.

Dirigida por Marcus Azuma, com texto de Rogério Felisbino da Silva e montagem do grupo curitibano Integrarte, a peça é aberta a todo o público da região. Basta comparecer com um quilo de alimento não perecível, que será usado como ingresso.

Segundo informações de assessoria, os mantimentos arrecadados serão doados ao Pelotão Esperança, projeto que reúne crianças carentes e conta com o apoio do 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e da Prefeitura de Guarapuava. A Unicentro é apoiadora da apresentação.

(Publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cine Irati apresenta quarto filme da franquia "Anjos da Noite"

 Depois de Guarapuava, na região Centro-Sul, agora é a vez do público de Irati curtir Anjos da Noite: A Redenção (2012), nesta sexta-feira (20), às 20h30, na sala do Cine Irati.

Estrelado pela atriz Kate Beckinsale, o longa-metragem mostra que a luta entre vampiros e lobisomens continua cada vez mais acirrada. Mas, agora com a interferência dos meros mortais.

Para saber mais sobre o filme, acompanhe o link abaixo:


http://novaestampa.blogspot.com.br/2012/04/o-retorno-da-vampira.html



terça-feira, 17 de abril de 2012

O tom de Elis

Trinta anos após a morte da cantora, obra ganha nova sonoridade

(Blog Vozes da MPB)

No ano em que se completam três décadas da morte de Elis Regina, uma série de eventos e produtos relembra sua trajetória na música brasileira. A gravadora Trama iniciou processo de remixagem dos antigos trabalhos da cantora. Após Elis e Tom (1974), Falso Brilhante (1975) e Elis (1980), está em curso a sonorização de Elis (1972).

Lançado originalmente pela Phonogram (atual Universal), o disco foi o primeiro de Elis com o pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano. “Casa no Campo”, “20 Anos Blues”, “Atrás da Porta” e “Bala com Bala” são alguns dos sucessos gravados nesse álbum.

Segundo informações de assessoria, a ideia da remixagem é atualizar o som de Elis. Basicamente, o processo consiste em replanificar o estéreo, abrir os 4 canais da gravação original em fita analógica e mixá-los usando as tecnologias de hoje junto com equipamentos valvulados da época; eliminando assim ruídos e trazendo um som atualizado.

Nos anos de 1970, quando o disco foi gravado, o processo de mixagem tinha muito menos recursos do que hoje e era feito para o formato de vinil, que contribuía para aquele conceito de gravação.

A remixagem está sendo feita pelo produtor João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina, e pelo engenheiro de som Luis Paulo Serafim no Estúdio Trama.

TRANSMISSÃO
Todo o processo de remixagem de Elis é transmitido ao vivo, através da TV Trama, de segunda a sexta, das 16h às 18h. Durante as transmissões, também vai ao ar algumas imagens de Elis, bem como depoimentos sobre a cantora.

VIRADA CULTURAL
Na edição 2012 da Virada Cultural da cidade de São Paulo, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio, será feito um tributo a Elis Regina, lembrando os 30 anos de sua morte. Em um palco exclusivo, na avenida São João, cantoras da nova geração vão interpretar, faixa por faixa, 17 álbuns da cantora gaúcha.

Entre as artistas que prestarão a homenagem, destaque para Tatiana Parra, Veronica Ferriani, Luciana Alves, Graça Cunha e Giana Viscardi.


(Publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sesc promove segundo encontro do ‘Autores & Ideias’

Em Guarapuava, escritores participam de bate-papo com público local
(Site G1) 

O Sesc/Guarapuava promove nesta quarta-feira (18/04), o segundo encontro do “Autores & Ideias”, ciclo literário que propõe o contato entre público local e escritores de renome nacional e internacional. No auditório principal da instituição, às 19h30, Carola Saavedra (Chile/Brasil) e José Eduardo Agualusa (Angola) participam da mesa-redonda “A Língua Portuguesa no Mundo Literário”.

Dando continuidade ao debate do último dia 10, quando o jornalista e tradutor Christian Schwartz falou sobre as marcas que caracterizam a literatura brasileira, Carola e Agualusa discutirão o intercâmbio entre a literatura brasileira e a angolana.

Segundo informações de assessoria de imprensa, a proposta do bate-papo também é pensar o lugar das literaturas de língua portuguesa no mundo; ou seja, a produção dos países colonizados por Portugal (Brasil e os africanos). “O Brasil e a África ainda precisam parecer ‘exóticos’ para atrair leitores do chamado Primeiro Mundo? Como vão as traduções do português na Europa e nos Estados Unidos?”, questiona o projeto.

De um lado, a escritora Carola Saavedra. Chilena de nascimento, desde os três anos de idade mora no Rio de Janeiro. Com experiência na França e na Espanha, começou a escrever profissionalmente em 2005, indo do conto ao romance.

Do outro, José Eduardo Agualusa. Nascido na Angola, viveu na Alemanha e no Brasil. Jornalista e escritor, é autor de dezenas de obras, dos mais variados gêneros (romance, conto, crônica e teatro).

E é com essas experiências que Carola e Agualusa participarão da mesa do “Autores & Ideias”.

SERVIÇO
O Sesc/Guarapuava fica localizado na rua Comendador Norberto, 121, Centro de Guarapuava. Mais informações, pelo telefone (42) 3623-4263.

Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no próprio Sesc.

(Texto publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jogos perigosos

Ambientado num futuro totalitário, Jogos Vorazes mistura Sci-Fi e mitologia 

(Site Adoro Cinema)

Depois do sucesso de Harry Potter e Crepúsculo, a indústria hollywoodiana aguardava com ansiedade uma nova franquia de sucesso. E, ao que tudo indica, a espera acabou. A trilogia Jogos Vorazes, escrita pela norte-americana Suzanne Collins, se tornou febre entre os adolescentes nos Estados Unidos, com mais de 8 milhões de exemplares vendidos, e em 50 países (incluindo o Brasil). Pronto, os produtores acharam a próxima mina de ouro.

O resultado disso é a adaptação cinematográfica Jogos Vorazes (2012), estrelada por Jennifer Lawrence (atriz indicada ao Oscar por Inverno da Alma), que estreia nesta sexta-feira (13/04), às 16h15 (outros horários: 19h e 21h40), no Cine XV de Guarapuava.

Apesar de protagonizado por personagens adolescentes e de fazer sucesso junto a esse público, o longa-metragem não é um novo Crepúsculo. Ao contrário, suas pretensões vão mais além. Misturando ficção científica, mitologia grega e reality show, Jogos Vorazes apresenta um futuro pós-apocalíptico marcado pela exclusão social.

A história é centrada é Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos selecionada para competir num torneio em que adolescentes se digladiam até a morte. Transmitido ao vivo e sem interrupção, o evento serve para entreter as massas e reforçar o pode totalitário vigente.

Tanto o livro quanto o filme ecoam 1984, de George Orwell, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, obras que concebiam distopia, ou seja, um futuro em que não existe a livre expressão e o Estado exerce controle total.

Claro que Jogos Vorazes não tem a mesma complexidade e problemática desses clássicos da literatura de ficção científica. Mas, ao menos, parte de uma premissa bastante interessante.

ESTREIA
Além de Jogos Vorazes, a outra estreia que abre a sexta é Protegendo o inimigo (2012). Com direção de Daniel Espinoza, o filme apresenta a história de Tobin Frost (Denzel Washington), um criminoso marcado para morrer. Protegido pela CIA, ele é perseguido por pessoas que não querem que o seu depoimento aconteça.

O oficial Matt Weston (Ryan Reynolds) tem a missão de dar cobertura a Fost. Só que as chances de algo de errado acontecer são enormes.


(Texto publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)
 

 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A guerra dos agentes

 Comédia Guerra é Guerra é a estreia do fim de semana em Irati

 (Site Adoro Cinema)

Comédia, ação e romance. No cinema hollywoodiano, são três elementos fundamentais no cinema de gênero. Se sozinhos, são garantia de sucesso; imagine juntos, combinados num único filme? Era tudo o que os produtores norte-americanos sonhavam.

Volte e meia, algumas produções parecem conseguir aliar pitadas de cada um desses gêneros, emplacando sucessos de bilheteria. A mais nova tentativa atende pelo nome de Guerra é Guerra (2012), que estreia nesta sexta-feira (13/04), no Cine Irati, às 20h30.

Baseado na tradição dos filmes de espionagem, o longa-metragem dirigido por McG conta a história de dois caras da CIA (a agência de segurança norte-americana) que são muito amigos. Como eles têm uma rotina de vida muito perigosa, a confiança um no outro é fundamental para a sobrevivência.

O problema é que Tuck (Tom Hardy) e FDR (Chris Pine), os tais amigos, acabam namorando a mesma mulher, Lauren (Reese Witherspoon), e aí começa a “guerra” entre eles. É o ponto de partida para cenas hilárias, que unem ação e romance.

Apesar do tema batido, é um filme que pode se tornar opção interessante para o fim de semana. A disputa entre os dois agentes produz cenas curiosas, já que ambos usam o conhecimento técnico da espionagem para enganar o rival.


(Texto publicado originalmente em www.agora.unicento.br)


 

Uma sexta-feira 13 de muito rock

Guarapuava será palco do festival Casa do Rock III neste fim de semana

(Assessoria de Imprensa)

Os roqueiros de plantão da cidade de Guarapuava tem opção para esta sexta-feira (13/04), no Boliche XV, a partir das 22h30. Trata-se do festival Casa do Rock III, que contará com a presença de bandas de rock locais: Coyotes Rock Band, Kingargoolas e Lírio’s Juice.

Organizado pelos integrantes da Coyotes, segundo informações de assessoria, o Casa do Rock surgiu com o objetivo de dar visibilidade e espaço à produção musical dos grupos independentes surgidos em terras guarapuavanas. Para o público que não curte apenas música sertaneja ou gauchesca, é uma opção a mais para o fim de semana.

BANDAS
Surgida em 2008, a Coyotes Rock Band produz uma “sonoridade vintage”, pois a banda recupera um estilo de rock setentista, à la Led Zeppelin, principalmente nos riffs e solos.

Formada por Divo, Filipe, Marino e PH, a Coyotes está em trabalho de divulgação do CD Do Espaço, lançado em 2011, cujas canções podem ser conferidas no site oficial da banda.

Já a Kingargoolas surgiu em 2003, mas somente começou a se projetar a partir de 2005/2006, quando realizou temporada regular de shows em Guarapuava. Com predominância de som instrumental, seu estilo é influenciado pelo surf music, punk rock, garage e, segundo o material de divulgação, “country, trilhas de filmes, gibis, desenho animado e o escambau!”.

Uma curiosidade é que a banda se apresenta sempre com seus integrantes mascados, ocultando suas identidades. Inclusive, seus nomes não constam dos materiais de divulgação.

Por fim, a Lírio’s Juice é a caçula das três bandas e a única que conta apenas com mulheres em sua formação, seguindo o caminho aberto nos anos de 1970 pela norte-americana The Runaways.

Surgida em 2010, a Lírio’s Juice é composta por Andressa, Amanda, Laura e Dila. Seu som pode ser classificado como “garageiro”; ou seja, cru e sujo, com guitarra distorcida, muito barulho e simplicidade.

INGRESSOS
Os ingressos para o Casa do Rock III podem ser adquiridos no Curso FMB, na Livraria do Chain, na K & M Conveniência e na Modas Jolie. Custam R$ 10 (feminino) e R$ 15 (masculino).

O Boliche XV fica localizado na rua XV de Novembro, Centro de Guarapuava. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (42) 3622-0015 e 9973-5804.






(Texto publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O retorno da vampira

Com estreia nesta sexta-feira, quarto filme da franquia Anjos da Noite promete muita ação, lobisomens e vampiros; tudo isso em pleno feriado de Páscoa

(Site Adoro Cinema)

Pouco badalada e sem o mesmo apelo de Crepúsculo, a franquia Anjos da Noite (2003/2006/2009) conquistou aos poucos a preferência dos fãs de filmes de Horror, principalmente daqueles que gostam de histórias com vampiros e lobisomens. Se tiver os dois ao mesmo tempo, melhor ainda.

Não que os filmes da série estrelada pela atriz Kate Beckinsale sejam um primor de qualidade estética ou mesmo de gênero. Mas é que, sem muita pretensão, conseguiram aliar ação, terror e o mito do vampiro/lobisomem.

E o público de Guarapuava poderá curtir um pouco dessa fórmula no quarto exemplar da franquia. Nesta sexta-feira (6), estreia no Cine XV Anjos da Noite: O Despertar (2012), às 19h15 e 21h15.

Dirigido por Mans Marlind e Bjorn Stein, o longa-metragem retoma a história da personagem principal da série: a vampira Selene. Passados dez anos, ela saiu do coma e vê como o mundo mudou desde que apagou. Os humanos descobriram a existência dos vampiros e lobisomens e passaram a caçar essas raças.

No meio da eterna disputa, Selene descobre que possui uma filha adolescente, metade vampira e metade lobisomem, que precisará de sua ajuda.

Ou seja, filme que promete muita ação, sangue, lutas e aquele terror típico para adolescentes; mas sem altas doses de glicose. No fundo, é uma alternativa interessante ao feriado de Páscoa.


 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Criando histórias

Em A Invenção de Hugo Cabret, Martin Scorsese revela todo o fascínio da Sétima Arte

(Site Adoro Cinema)


A última edição do Oscar, realizada em fevereiro passado, ficou marcada pela nostalgia a certo tipo de cinema. Entre os filmes concorrentes à estatueta dourada, O Artista (2011) e A Invenção de Hugo Cabret (2011) mostraram encanto e reverência a uma fase clássica na Sétima Arte norte-americana: o período mudo (ou “silencioso”, como querem alguns historiadores). Num deles, o diretor francês Michel Hazanavicius rodou um longa-metragem quase todo ausente de som, pondo em relevo a fase de transição do mudo para o sonoro.

No outro, o norte-americano Martin Scorsese, por meio da história do jovem órfão Hugo Cabret, tratou de maneira sutil da trajetória final de Georges Meliès, um dos precursores do cinema. No sábado (8), o público de Irati tem a oportunidade de conferir A Invenção de Hugo Cabret (cópia dublada) no Cine Irati, às 20h30.

Mágico de origem, Meliès logo se encantou com as possibilidades trazidas pela invenção dos irmãos Lumierè, o cinematógrafo. Por conta própria, ele logo desenvolveu tecnologia semelhante e começou a produzir curtas e médias-metragens. Inventivo e criativo, Meliès bolou uma narrativa com efeitos especiais que contribuiu para moldar a linguagem cinematográfica que conhecemos hoje.

Infelizmente, o mercado de filmes da época (início do século 20) foi implacável e levou o mágico diretor ao ocaso. É nesse ponto de sua trajetória que o filme de Scorsese se passa, mostrando o encontro do esquecido Meliès com o jovem Hugo Cabret.

Na Paris dos anos de 1930, Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor (Sacha Baron Cohen), ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), uma jovem com quem faz amizade. Em seguida, entra em cena Papa Georges (Ben Kingsley), o personagem que representa o famoso diretor de filmes.

Admirador confesso do cinema mais antigo e conhecedor profundo da linguagem fílmica, Scorsese revela, em A Invenção de Hugo Cabret, todo o seu fascínio por uma função básica de qualquer ficção: a capacidade de inventar uma história.


Álbum de Tiago Iorc é lançado em Portugal

 (Assessoria de Imprensa)


Recém lançado no Brasil e na Coreia do Sul, Umbilical (SomLivre), segundo álbum do cantor e compositor Tiago Iorc, será lançado em Portugal em maio. Ele vai passar 10 dias por lá trabalhando na divulgação do CD. Desde 2007, paralelamente ao sucesso no Brasil, Iorc vem pavimentando uma carreira internacional.

Ao mesmo tempo em que o CD de estreia, Let Yourself in, teve cinco músicas em novelas, ele foi lançado em vários países. O novo, Umbilical, vai pelo mesmo caminho. Enquanto os singles “Story of a Man” e “Gave me a Name” já podem ser ouvidos nas trilhas sonoras globais, também estão tocando em rádios no Japão.

A estreia da turnê de Umbilical foi em Austin/EUA durante o SXSW 2012 (South by Southwest) e agora Tiago segue pelo Brasil, começando por Curitiba, onde toca dia 28 de abril no teatro Regina Vogue.

(Assessoria de Imprensa)