A logo

A imagem que compõe a logomarca do blog Nova Estampa é uma homenagem ao cinema de antigamente. Em meio ao fim iminente, os chamados "cinemas de rua" (aqueles construídos em edifícios com vista para a rua e a calçada) resistem bravamente aos shoppings centers do século 21. Um deles é o Cine Irati, localizado na cidade de Irati (a 150 km de Curitiba, no Paraná). Construída nos anos 1990 pelo médico Cássio Carvalho (um amante dos projetores e da Sétima Arte) com o nome de Cine Vimark, essa sala encarna o espírito do cinema charmoso e nostálgico. A foto que serve de moldura para a frase "nova estampa" foi batida por mim à época que escrevi uma série especial sobre cinema para o jornal Folha de Irati.
Usar a foto como logo do blog significa homenagear os antigos cinemas de rua, principalmente aqueles que fizeram parte de minha infância e adolescência em Maringá (dispensa apresentações): Cine Maringá e Cine Horizonte. O Cine Vimark/Cine Irati faz parte de minha vida adulta e profissional, quando de minha chegada a Irati.
Quanto ao Cine Marialva, evaporou junto com a adolescência de meu pai, em minha cidade natal, Marialva (20 km de Maringá).
Como diria Lobão, o "cinema é ilusão".

Cristiano Martinez