quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sob aplausos


Grandes filmes costumam entrar para a história com atuações memoráveis, enredos originais, revoluções estéticas e, principalmente, cenas antológicas, daquelas que se tornam referência para homenagens e paródias.
Quem não se lembra do taxista Travis, em Taxi Driver (1976, dir. Martin Scorcese)? A cena em que ele conversa com o espelho (“Está falando comigo?”) já foi até citada em um dos episódios do desenho Os Simpsons.
É o caso do filme Brubaker (1980, dir. Stuart Rosenberg). Vivido pelo ator Robert Redford, o personagem Henry Brubaker enfrenta a corrupção do sistema carcerário para tentar pôr uma penitenciária dirigida por ele nos eixos. Na queda de braço, ele perde a batalha; mas mantém a integridade de seus valores.
A cena final é inesquecível: sob as palmas dos presos da penitenciária, Brubaker se retira emocionado. “Ele estava certo” em acreditar no que era eticamente correto.


****Confira o Trailer:

2 comentários:

  1. Olá, sou um leitor da sua coluna no jornal Folha de Irati. Sempre sigo suas dicas de filmes e não me arrependi. São filmes clássicos que não podem deixar de ser assistidos. Um que eu assisti foi "Adorável Professor" que é muito bom mas deu trabalho para encontrar na internet.

    Eu tenho prequiça de ir ao cinema e às locadoras, então eu sou um cinéfilo ilícito!, pois eu baixo da internet. Fazer o que né.
    Mas um grande filme do Tarantino que eu assisti é o "Death Proof" da década de 70.
    Trailer:
    http://www.youtube.com/watch?v=1__mZ8DG6yc

    Download:
    http://www.megaupload.com/?d=AKON1UQC

    Att.
    Evandro T.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Evandro.

    Muito obrigado pela atenção ao blog e à coluna CINEMANIA. Lembro que você já havia se comunicado uma outra ocasião.
    Fico feliz que os filmes recomendados sejam de seu agrado. É muito bom convesar sobre cinema com outra pessoa.

    Até.

    ResponderExcluir