sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficina sobre Western discute os principais elementos do gênero

(Fonte: http://npcinema.tumblr.com/)


Dando continuidade às atividades do ano, o NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) promoveu nesta quinta-feira (19 de maio) a oficina Western: ascensão, queda e ressurreição no Cine Unicentro, localizado no campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava (PR).
Ministrada pelo professor do curso de Jornalismo da instituição e doutorando pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Márcio Fernandes, a oficina fez um passeio pela história do Western. Conhecido popularmente no Brasil como “faroeste” (ou ainda “bang-bang”), o gênero surgiu, segundo Fernandes, na primeira década do século 20, com um cáuboi que se tornaria modelo de herói, Tom Mix.
Ao longo da noite, o pesquisador dividiu o Western em três fases, mostrando a ascensão, com o cineasta italiano Sergio Leone nos anos de 1970; a queda; e a ressurreição nos anos de 1990, com Os imperdoáveis (1992, dir. Clint Eastwood).
Fernandes terminou a oficina parafraseando o crítico francês Andre Bazin, ao dizer que o Western é o cinema americano por excelência.
LISTA
Como curiosidade, Márcio Fernandes elegeu os dez principais filmes do gênero. Ele deixou bem claro que a lista é pessoal e expressa sua preferência por determinado tipo de cinematografia.

1.Meu ódio será sua herança (1969, dir. Sam Peckinpah);
2.Por um punhado de dólares (1964, dir. Sergio Leone);
3.Os imperdoáveis (1992, dir. Clint Eastwood);
4.O tesouro de Sierra Madre (1948, dir. John Huston);
5.Tombstone (1993, dir. George P. Cosmatos);
6.Por uns dólares a mais (1965, dir. Sergio Leone);
7.Três homens em conflito (1966, dir. Sergio Leone);
8.Cimarron (1931, dir. Wesley Ruggles);
9.Portal do Paraíso (1980, dir. Michael Cimino);
10.Era uma vez no Oeste (1969, dir. Sergio Leone).

PRÓXIMA ATIVIDADE
Agora, a próxima oficina do NPCinema será a Mostra Sergio Leone, na semana de 6 a 10 de junho, com exibição e discussão da produção desse cineasta italiano. Mais informações, pelo blog http://npcinema.tumblr.com; ou twittter @nppcinema

************Matéria atualizada com a colaboração de internauta

2 comentários:

  1. Poxa, atualização super rápida. Muito bom. Parabéns e obrigado por participar.
    Abraços
    Ander.

    ResponderExcluir
  2. Andre Bazin não disse que o Western é o cinema por excelência, ele disse que o western é "cinema AMERICANO por excelência".

    ResponderExcluir