segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cine Sesc apresenta Ciclo Kieslowski

(Foto: lisandronogueira.blogspot.com)
A dupla vida de Véronique é um dos filmes que compõem o ciclo do Cine Sesc



Dentro de sua programação cultural, o Sesc Guarapuava retorno com o projeto Cine Sesc nesta terça-feira, 3 de maio, no campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava/PR. Na mostra temática, homenagem ao diretor polonês Krzysztof Kieslowski, famoso mundialmente pelos filmes que formam a chamada “trilogia das cores”: A Liberdade é Azul (1993), A Igualdade é Branca (1994) e A Fraternidade é Vermelha (1994).
No Ciclo Kieslowski, serão exibidos três produções: no dia 3, tem A cicatriz. Filme de 1976, foi proibido de ser exibido no país de Kieslowski, a Polônia. Tudo por conta de sua crítica social. É a história de Bednarz, funcionário escolhido para tocar a construção de um grande complexo petroquímico em uma pequena cidade. O personagem conhece a cidade e tem grandes planos para a instalação da fábrica, mas seu otimismo é podado pelos interesses dos grupos envolvidos e pela crueza da vida cotidiana dos habitantes da cidade. O filme continuou proibido durante toda a vida do diretor.
No dia 4, o filme da vez é Cinemaníaco, produção de 1979. Após comprar uma câmera cinematográfica caseira para filmar os primeiros dias de sua filha recém-nascida, o jovem e modesto operário Filip Mosz é convidado pelo chefe a registrar uma solenidade na fábrica local. Com o sucesso de seu filme, Filip adquire um fascínio quase obsessivo pela realização cinematográfica, com consequências devastadoras para si mesmo e para sua família.
E, no dia 5, A dupla vida de Véronique encerra o ciclo. Marca a produção dos anos 90 de Kieslowski. Véronique vive em Paris, Weronika em Varsóvia. A atriz Irène Jacob interpreta essas duas mulheres que nasceram no mesmo dia e que, de alguma maneira, à distância, sentem a presença uma da outra. Essa estranha conexão interfere em suas vidas e relacionamentos.
HORÁRIOS
As sessões começam sempre a partir de 19h30min, no Cine Unicentro (localizado no campus Santa Cruz da Unicentro). A entrada é franca.


****Acompanhe uma cena de Cinemaníaco:

Nenhum comentário:

Postar um comentário