sexta-feira, 29 de abril de 2011

Em alto e bom som

(Foto: rocknrollmusic4ever.blogspot.com)
Três gerações reunidas para falar sobre a guitarra


É incrível como a guitarra é um instrumento emblemático e fascinante. De músicos profissionais a bandas de fim de semana, de estudiosos a curiosos, de colecionadores a praticantes do air guitar, enfim, uma infinidade de pessoas se encanta a todo momento quando escuta esse instrumento, cujo som é versátil e empolgante. Inclusive, eu, que tento tocar, escondido em casa, algumas canções de minha preferência.
Então, para aqueles que sabem tocar ou simplesmente gostam da sonoridade das seis cordas eletrificadas, recomendo o DVD A todo volume (2008). Dirigido por Davis Guggenheim, o mesmo de Uma verdade inconveniente (2006), é um documentário que reúne três gerações de guitarristas para desvendar a essência do instrumento: Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes).
Longe da chatice daqueles comentários tecnicistas, o filme privilegia o modo como o som da guitarra entrou na vida desses caras. Mais do que apenas demonstrar habilidade, Page, Edge e White se preocuparam em usar esse instrumento para romper com os limites da música, dando algum sentido para as canções compostas e executadas. É fascinante presenciar o ex-guitarrista do Led, no alto de sua experiência, voltando a ser aquele jovem aprendiz de rock, divertindo-se ao tocar clássicos de sua antiga banda e ouvindo músicas que formaram seu repertório. O sorriso de admiração no rosto de Edge e White, diante do mestre Page, diz tudo.
É um filme que vale a pena até mesmo para quem não gosta de rock and roll ou que não faça ideia do que seja uma guitarra.
E uma recomendação final: assista a todo volume!


****Acompanhe um trechinho do filme e veja como se faz uma guitarra:

6 comentários:

  1. Com certeza assistirei "A TODO VOLUME"!!!

    Abraços,
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Cristiano.
    Me deu vontade de conhecer esse documentário. Vou procurá-lo.
    Volta e meio também pego minha surrada guitarra lá em casa, faço shows para mim mesmo. Mas ai logo vejo que não se trata de má conservação do instrumento, mas do guitarrista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anderson.

    Seu problema com a guitarra é o mesmo que o meu. Até nos meus shows particulares (onde sou o único espectador), tomo vaias!

    Valeu novamente.

    ResponderExcluir
  4. Adriana,

    Isso mesmo! Assista no volume mais alto que puder!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica!
    Tive a oportunidade de assistir e é maravilhoso. Como fã do Page, quando descobri a existência do documentário corri procurá-lo.
    ABs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Clério.

    Muito obrigado pelos comentários e, principalmente, por ter se tornado um leitor deste humilde blog.
    Realmente, "A todo volume" é muito bom!

    ResponderExcluir