domingo, 3 de abril de 2011

Estranhos no trem


(Foto: http://polorio.org.br)
O ator Farley Granger, que interpretou o tenista Guy Haines no clássico de Hitchcock, faleceu aos 85 anos



Dois desconhecidos se esbarram num vagão de trem. Um é tenista profissional; o outro é rico e aventureiro. Aos poucos, começa a desenrolar um curioso diálogo entre esses passageiros; até que um deles propõe algo meio maluco, o crime quase perfeito: ambos fariam uma troca, matando o inimigo do outro. Ou seja, o tenista assassinaria o pai do ricaço; e este faria o mesmo com a esposa daquele. “Linhas cruzadas”, “assassinatos cruzados”.
Assim começa uma obra-prima do cinema de suspense/mistério, Pacto Sinistro (1951). Baseado no romance homônimo de Patricia Highsmith, é um filme que choca não tanto pelo crime cometido, mas sim pela forma como o psicopata Bruno Antony (Robert Walker), o tal ricaço, enreda o tenista Guy Haines (Farley Granger) numa teia moralmente perigosa. Após cometer sua parte no “acordo” (matando a esposa do tenista), Bruno se torna praticamente uma sombra de Guy, estando em todo o lugar para forçá-lo a cumprir a outra parte (matar seu pai). Sem querer, o tenista vira cúmplice e quase cede à tentação.
Temos aí um típico dilema do cinema de Alfred Hitchcock (considerado o “mestre do suspense”): o inocente com culpa no cartório. Trocando em miúdos, para o diretor inglês não existiam personagens totalmente corretos. No fundo, todos nós temos algum tipo de pecado. No caso de Guy, era sua vontade de se livrar da esposa indesejada; mas ele não tinha coragem para tanto. Bruno acaba sendo a realização desse propósito, como se o “diabinho” interior do mocinho se materializasse num sujeito altamente perigoso.
Sem falar na famosa cena da morte da esposa de Guy. Seu estrangulamento é visto a partir do reflexo de seus óculos, que estão no chão.
Pra finalizar, fica nossa homenagem à memória do ator Farley Granger, que faleceu no último dia 27 de março, aos 85 anos.


****Curta o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário