sábado, 12 de novembro de 2011

Dr. Blues


Britânico Hugh Laurie mostra que, além de atuar, sabe cantar e tocar

Sucesso em todo o mundo, com 82 milhões de espectadores em 66 países (incluindo o Brasil), a série de TV House é estrelada pelo personagem Gregory House, um médico especialista no desvendamento dos casos mais absurdos e estranhos que aparecem no fictício Hospital Princeton-Plainsboro (EUA). Ele é uma espécie de Sherlock Holmes da medicina.

O segredo dessa série se deve principalmente à atuação do britânico Hugh Laurie, que vive o tal Dr. House. Carismático e versátil, o ator conseguiu transformar um personagem desbocado e desconcertante num tipo popular e engraçado.

Para quem acompanha os episódios da série (a Rede Record detém os direitos de exibição na TV aberta), sabe que House toca piano, violão e guitarra nas horas vagas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas encenação. Laurie sabe mesmo cantar e tocar. Ele acaba de lançar o disco Let Them Talk (2011. R$ 29,90), uma verdadeira viagem pelo universo sonoro do blues do Delta do Mississipi.

Apreciador do gênero, o ator/músico recuperou alguns clássicos e realizou um CD composto de 16 faixas que seguem à risca a receita blueseira: muitos solos de piano, dedilhados ao violão, melancolia, animação e participações especiais. É um disco para quem gosta de blues ou deseja simplesmente se iniciar nesse ritmo tipicamente norte-americano.

Um bom exemplo é “Six Cold Feet”, faixa que representa o blues do Delta do Mississipi (EUA). É nessa região que surgiram artistas que ajudaram a formar parte da história musical norte-americana. Gente de cor negra, que trabalhava nas plantações de algodão, saiu do campo para moldar uma vertente crua e melancólica do blues. Robert Johnson é um deles.

No quesito participação especial, a presença de duas figuras históricas: Irma Thomas e Dr. John. A primeira é considerada a “Rainha do Soul de Nova Orleans” e é contemporânea de Aretha Franklin e Etta James (outras lendas do soul/blues). Irma divide o vocal com Laurie na faixa “John Henry”.

Já o segundo, é ninguém menos do que Dr. John, um mestre na arte do piano blueseiro. Ele é um daqueles caras que, ao lado de B. B. King, fez história na música.

Fechando as participações, Tom Jones. Apesar de estar associado à música brega nos EUA, Jones é dotado de um baita vozeirão e é profundo conhecer de blues. Ele participa na faixa “Baby, please make a change”.


Assim, para aqueles que gostam de músicas que seguem à risca o estilo do blues, o CD Let Them Talk é uma verdadeira viagem ao âmago do gênero.

(Imagens: Divulgação)


Em vídeo, o próprio Hugh Laurie explica seu CD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário