domingo, 18 de dezembro de 2011

Elementar, Soares

Humorista Jô Soares lança quarto romance policial
(Foto: fotografia.folha.uol.com.br)
Nascido em 1938 como José Eugênio Soares, ele ficou mais conhecido simplesmente como Jô Soares, um comediante e apresentador de TV que está presente nos lares brasileiros há mais de 50 anos. E, agora em 2011, ele retornou ao ano de 1938 para ambientar seu mais recente romance policial, As Esganadas (Ed. Companhia das Letras).



Diretor, ator, entrevistador, tradutor, humorista, escritor. Até o início dos anos de 1990, parecia que não faltava mais nada para o currículo do polivalente Jô. Apenas parecia. Eis que, em 1995, chegava às livrarias de todo o Brasil O Xangô de Baker Street, uma obra literária que seguia à risca as regras das histórias policiais: crimes, investigação detetivesca e resolução.



Mas, ao contrário dos livros do gênero, o autor carioca injetou altas doses de humor num enredo pra lá de surreal: o famoso detetive Sherlock Holmes e seu companheiro inseparável Sr. Watson, saídos diretamente da obra de Arthur Conan Doyle, vêm ao Brasil para investigar o sumiço de um violino e uma onda de assassinatos na corte de D. Pedro II. Só confusões.



Tomando gosto pela coisa, Jô deu sequência à sua carreira de escritor de histórias policiais lançando dois livros que, se não fizeram o mesmo sucesso da estreia, pavimentaram seu caminho na literatura nacional: O Homem que matou Getúlio Vargas (1998) e Os assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005).



O trabalho mais recente é justamente As Esganadas. O novo thriller policial se passa no Rio de Janeiro de 1938 e traz uma trama no mínimo curiosa: assassino tem como alvo mulheres, digamos, bastante rechonchudas. Em seu encalço, um detetive português também acima do peso, um pragmático delegado brasileiro e uma jornalista carioca (que não é gordinha).



Aliás, o título faz uma brincadeira com o tema do livro. “Esganadas” se refere tanto ao hábito de comer (todas as mortes envolvem comida) quanto ao modo como algumas vítimas são assassinadas (pescoço esganado).



No novo romance, Jô repete a fórmula consagrada da literatura policial (crime-investigação-resolução) e os artifícios usados em outras de suas próprias obras (mistura de personagens e personalidades históricas, piadas e cenas inusitadas).



Apesar de elementar, é mais uma história do gordo.





SERVIÇO:

Livro: As Esganadas (2011), 266 páginas

Autor: Jô Soares

Preço: R$ 36,00 (em média)

Onde encontrar: Livraria Paço da Luz (Tel. 3623-7783), em Guarapuava/PR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário