terça-feira, 17 de abril de 2012

O tom de Elis

Trinta anos após a morte da cantora, obra ganha nova sonoridade

(Blog Vozes da MPB)

No ano em que se completam três décadas da morte de Elis Regina, uma série de eventos e produtos relembra sua trajetória na música brasileira. A gravadora Trama iniciou processo de remixagem dos antigos trabalhos da cantora. Após Elis e Tom (1974), Falso Brilhante (1975) e Elis (1980), está em curso a sonorização de Elis (1972).

Lançado originalmente pela Phonogram (atual Universal), o disco foi o primeiro de Elis com o pianista e arranjador Cesar Camargo Mariano. “Casa no Campo”, “20 Anos Blues”, “Atrás da Porta” e “Bala com Bala” são alguns dos sucessos gravados nesse álbum.

Segundo informações de assessoria, a ideia da remixagem é atualizar o som de Elis. Basicamente, o processo consiste em replanificar o estéreo, abrir os 4 canais da gravação original em fita analógica e mixá-los usando as tecnologias de hoje junto com equipamentos valvulados da época; eliminando assim ruídos e trazendo um som atualizado.

Nos anos de 1970, quando o disco foi gravado, o processo de mixagem tinha muito menos recursos do que hoje e era feito para o formato de vinil, que contribuía para aquele conceito de gravação.

A remixagem está sendo feita pelo produtor João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina, e pelo engenheiro de som Luis Paulo Serafim no Estúdio Trama.

TRANSMISSÃO
Todo o processo de remixagem de Elis é transmitido ao vivo, através da TV Trama, de segunda a sexta, das 16h às 18h. Durante as transmissões, também vai ao ar algumas imagens de Elis, bem como depoimentos sobre a cantora.

VIRADA CULTURAL
Na edição 2012 da Virada Cultural da cidade de São Paulo, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de maio, será feito um tributo a Elis Regina, lembrando os 30 anos de sua morte. Em um palco exclusivo, na avenida São João, cantoras da nova geração vão interpretar, faixa por faixa, 17 álbuns da cantora gaúcha.

Entre as artistas que prestarão a homenagem, destaque para Tatiana Parra, Veronica Ferriani, Luciana Alves, Graça Cunha e Giana Viscardi.


(Publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário