segunda-feira, 7 de maio de 2012

CulturAção em Guarapuava


Proposta do evento Movi Arte é ocupar espaços públicos com literatura, cinema e música


Coletividade. Talvez essa seja a palavra mais correta para descrever o Movi Arte, um evento organizado a partir do esforço conjunto de acadêmicos da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), músicos e amantes de cultura e arte que partiram para a ação. Eles querem “ocupar” espaços públicos e promover literatura, música e cinema.

O resultado disso pode ser conferido a partir desta quinta-feira (10), no campus Santa Cruz da Unicentro. Durante quatro dias, as dependências dessa instituição serão ocupadas com muitas atrações artísticas. À exceção dos shows de domingo, tudo com entrada franca.

A ideia de fazer o Movi Arte surgiu da carência de eventos assim aqui, no campus Santa Cruz. Algo que integrasse cinema, literatura, aprendizagem e diversão e chamasse a comunidade para o campus; afinal, é um espaço público. A gente pensou em parar de reclamar e arregaçar as mangas”, explica um dos organizadores da iniciativa, o acadêmico de Jornalismo Kaio Miotti.

Para a edição inaugural do Movi Arte, Miotti explica que contou com a colaboração do músico Fábio Brum, do professor Clayton Silva, do acadêmico Vinícius Comoti e do escritor Norbert Heinz. Além dos músicos AndreosKraos, Alisson “Camarão”, André “Trapi Zomba”, Guilherme “Cabeça”; e das bandas Kingargoolas e Pedregulho.

FÁBIO BRUM
Uma das atrações de destaque do Movi Arte é Fábio Brum, guitarrista das bandas Saco de Ratos Blues e da lendária Made in Brazil. Fundada pelos irmãos Celso e Oswaldo Vecchione, a Made surgiu em 1967 no bairro Pompeia (SP), berço tradicional do rock paulistano. Ao longo do tempo, a banda passou por dezenas de formações diferentes e flertou com diversas vertentes roqueiras (blues, metal, garagem etc.).

No último fim de semana, a Made in Brazil se apresentou em São Paulo durante a Virada Cultural 2012. Seus integrantes tocaram na íntegra o disco “Jack, o Estripador”, um clássico de 1976.

Segundo Miotti, a presença de Brum já estava prevista desde o início. “É um cara que se prestou a vir aqui, dar uma oficina e tocar, fazer uma jam com músicos locais”. A jam session será no domingo (13), com AndreosKraos (baterista da banda Adoc, de Guarapuava), Alisson “Camarão” (baixista da banda O Dilema, Guarapuava) e André “Trapi Zomba” e Guilherme “Cabeça” (guitarristas Umuarama-PR).

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (10): Sarau de Poesias, às 19 h, no Miniauditório. Com entrada gratuita, Miotti explica que é aberto a todos que queiram ler uma poesia ou tocar música própria. O escritor Norbert Heinz estará com livro de poesias “Simultaneidades” e o infantil “Que Bicho é Esse? Tartaruga Marinha, Jabuti ou Cágado?” à venda.

Sexta-feira (11): sessões de cinema, às 14h e às 19h, no Cine Unicentro. Em exibição, os filmes “Ladrões de Bicicleta” (matinê) e “Meteorango Kid”. Em seguida, discussão com Vinícius Comoti.

Sábado (12): oficina de percussão com Clayton Silva, a partir das 9h, no Barracão de Arte-Educação; e oficina de guitarra com Fábio Brum, às 14h, no Miniauditório. “É preciso um requisito básico para as oficinas: ter interesse na prática musical”, esclarece o organizador.

E, por fim, domingo (13): às 17h, shows com Kingargoolas, Fábio Brum e Pedregulho, no ServCar (próximo da Unicentro). Miotti explica que vai rolar muito surf music, rock and roll e blues. Ele explica que o ingresso de acesso (R$ 10) será revertido para financiar parte do Movi Arte.

Inscrições e informações: zipoalenha@hotmail.com

APOIO
O Movi Arte tem patrocínio do guarapuavano Jornal de Negócios, Moto Center, Batel Embalagens, Adrifer Centro Automotivo e Córdova - Corretor de Imóveis. Kaio Miotti informa que as bandas participantes vão tocar sem cobrar cachê ou, quando muito, um “cachê simbólico”.
  
(Foto: Uilian)


(Texto publicado originalmente em www.agora.unicentro.br)

Confira o trailer de "Ladrões de Bicicleta":


Confira o trailer de "Meteorango Kid":

Nenhum comentário:

Postar um comentário