sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sessão CINEMANIA: A busca de Charles Kane


“Eu não sou eu/ Procuro por mim/ E sei que estou longe”. Começamos a coluna desta semana ao som rock and roll da banda gaúcha Cidadão Quem. É a expressão da angústia moderna: quem sou e para onde vou?
Dúvidas que se abatem sobre o personagem Charles Kane no filme Cidadão Kane (1941), uma obra-prima dirigida por Orson Welles. Por sinal, o próprio nome da banda remete ao longa: Quem/Kane (sem falar de outra banda, o The Who).
Como se pode ver, rock e cinema têm tudo a ver.
Charles Kane procura a si mesmo durante todo o filme, tentando achar satisfação para sua dúvida existencial. É um magnata das comunicações, cheio de dinheiro e posses, mas não tem felicidade. E o rock sempre contestou o status quo, buscando o mesmo que Charles Kane.
E você, inimigo leitor, já achou seu eu?

........................................................................................................................................

Obs.: Na BARRA DE VÍDEOS ao lado, você pode conferir vídeos sobre Cidadão Kane, direto do canal YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário