segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quinteto Persch apresenta “outro” acordeon em Guarapuava



Na região de Guarapuava, o acordeon (ou sanfona, gaita) é presença constante nos bailes promovidos pelos CTGs (Centros de Tradicionalismo Gaúcho), onde grupos como Os Serranos, Os Monarcas e Os Caciques têm gaiteiros de mão cheia. Mas, e fora dos salões, o acordeon combina com outros ritmos? Por exemplo, com música erudita (Mozart, Verdi, Bach)? Ou música popular (Tom Jobim, Astor Piazzolla)?


Pode parecer que não, mas a mistura dá samba. Ou melhor, “Concerto de Acordeon”. Fazer essa mistura de música erudita e popular, usando o acordeon, é a proposta do Quinteto Persch, que se apresenta nesta quarta-feira (12), às 20h30min, na Sala de Eventos do Campus Santa Cruz, Unicentro.


Apesar de terem surgido, em 1999, no Rio Grande do Sul, os integrantes do grupo não tocam a típica música nativista. Durante conversa por e-mail, um de seus integrantes, Adriano Persch, afirma que “a proposta artística do Quinteto Persch é voltada para música erudita de compositores brasileiros e estrangeiros”. Para o concerto da Unicentro, ele adianta que a apresentação durará cerca de uma hora, com destaque para um repertório composto por “Mozart, Astor Piazzolla, entre outros”.


O Quinteto Persch também estará divulgando seu primeiro CD, cuja gravação foi possível graças à contemplação no projeto Petrobras Cultural.


Para o concerto, os ingressos podem ser adquiridos na Diretoria de Cultura (Dirc), localizada na Unicentro, e custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia – para estudantes, professores, funcionários, idosos e portadores de necessidades especiais).

....................................................................................................................................................

Crédito da Foto: Cláudio Etges

Nenhum comentário:

Postar um comentário