sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Em Irati, recital “Livro-me!” apresenta mistura de teatro, literatura e música


Subindo ao palco inusitado de um estacionamento, o espetáculo “Livro-me!” estreia neste sábado (11) na cidade de Irati (150 km de Curitiba). A ideia principal do recital é misturar diversas linguagens (teatral, literária e musical) e artistas para compor sua expressão criativa.

Concebido e dirigido por Emerson Rechenberg, da Casa de Artes Helena Kolody, “Livro-me!” é um projeto que começou a ser preparado em dezembro do ano passado. Nessa primeira edição, de uma temporada que pode se tornar mensal, foram convidados novos autores e músicos (sobretudo de Irati) para se apresentarem durante o recital.

Em entrevista ao NOVA ESTAMPA, o diretor conversa sobre a proposta do recital, a montagem de sua estrutura, o repertório e a cena artística em Irati.

********************************************

1. Como se estrutura o recital, uma vez que combina teatro, literatura e música? Como será a participação dos artistas convidados?
A estrutura estética está embutida no conceito inicial, ou seja, "livrar-se" de. Obviamente no sentido positivo, de expor, de mostrar, e com isso abrir espaço para novas ideias. Assim sendo, para essa primeira edição, criei uma atmosfera circular, quase ritual, aproveitando o espaço físico escolhido, que é ao ar livre. O público estará no centro, e todo o elenco ao seu redor. Na roteirização, procurei alternar os novos e os consagrados, sem uma distinção clara. Os convidados participaram em suas respectivas áreas, lendo, cantando, ou interpretando certas cenas.

2. Como surgiu a ideia/concepção de "Livro-me!"?
Há mais de um ano me veio esse nome e essa estruturação. Participo de um grupo de pessoas que ainda mantém seus blogs ativos, e que por conta das redes sociais acabaram perdendo espaço. Ou seja, algo tão recente como um blog já é quase obsoleto. Porém, ao mesmo tempo em que se esvazia, vejo uma tentativa de continuidade por parte de alguns jovens autores. Dificilmente os blogs virariam livros, seriam editados. E é desse processo todo que o evento surge.

3. Qual foi o tempo de preparação?
Eu venho trabalhando nele há vários meses, escolhendo e selecionando os autores, até porque essa é uma primeira edição, que deverá acontecer mensalmente, e a cada edição com novos autores e compositores. Portanto, já estou pensando nos próximos. Com essa equipe, temos trabalhado desde dezembro passado. Na escolha dos homenageados, das músicas, na gravação das inéditas. Cabe ressaltar que o formato será sempre o mesmo: dois jovens autores, dois jovens compositores, e os quatro escolhem os homenageados.

4. Qual é o repertório do espetáculo?
Bem, além dos textos escritos pela Daniela Piva e por mim, escolhemos Baudelaire e Clarice Lispector como homenageados nesta edição. Depois convidei Amanda Jones, uma compositora de Irati, que tem um belíssimo trabalho, ainda desconhecido. E completei o time com o Paulo Alexandre, músico e ator formado nesse trabalho que desenvolvo aqui há três anos. A Amanda e o Paulo musicaram alguns poemas nossos também. Para fechar, a Daniela escolheu Elis Regina, que por coincidência tem sido muito citada por conta do trigésimo aniversário de falecimento, e eu escolhi o Morrissey, ex-líder dos Smiths, que é a banda que influenciou toda uma geração do Indie Rock.

6. Na sua opinião, como anda a cena artística em Irati? 
Meus quase 20 anos de vida artística me dão um panorama claro: ainda acho uma cena tímida, como em qualquer lugar do Brasil. Ainda se espera muito do poder público, que nunca fez e nunca fará nada. Parte do meu trabalho aqui, e nas outras cidades que trabalho, é embutir definitivamente na cabeça dos artistas locais, que a responsabilidade é nossa. Bons trabalhos, ousadia e muito esforço permitem que se construa uma cena. Já vejo avanços, já percebo pessoas com essa vontade. Tem-se progredido, a passos lentos e firmes. Mas é um trabalho que não tem fim.

APOIO
A realização do espetáculo “Livro-me!” conta com apoio da Associação Cultural Regional de Irati, da Biblioteca Pública Municipal e da Livraria Centenário.

SERVIÇO
Espetáculo: “Livro-me!”, com direção de Emerson Rechenberg
Apresentação: sábado (11)
Local: Estacionamento da Feira do Produtor Iratiense (onde será a futura sede da ACRI)
Horário: 21h
Valor: R$ 10,00 (à venda na Livraria Centenário e na Biblioteca Municipal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário