domingo, 13 de março de 2011

À maneira de Dom Quixote


Dave acha que é um super-herói de verdade


Lançado nos cinemas em 2010, o filme Kick Ass – Quebrando Tudo segue a linha de filmes de “super-heróis”, subgênero que se tornou febre em Hollywood após o sucesso das séries estreladas por Homem-Aranha, X-Men e Homem de Ferro. Mas, engana-se quem acha que esse filme dirigido por Matthew Vaughn segue a mesma linha dos seres invencíveis e tal. Pelo contrário, Kick Ass bota realismo na coisa, revelando que ser um super-herói é bem mais complicado do que parece.
O personagem principal do filme, o adolescente nerd Dave Lisewski (Aaron Johnson), leu tantas histórias em quadrinhos que achou que poderia se tornar um super-herói. Comprou uma roupa de mergulhador, adotou um codinome (Kick Ass) e saiu pelas ruas para combater o crime. Em sua primeira aventura, quebra a cara, literalmente: apanha feio de dois marginais e fica em coma. Quase morre, mas, mesmo assim, não desiste. Tenta mais uma noite. Para surpresa geral, mesmo aos trancos e barrancos, consegue salvar um cara. Uma pessoa que assistia a tudo gravou num celular e postou o vídeo no YouTube. A partir dali, Dave se torna celebridade.
Era tudo que ele precisava para se transformar num verdadeiro super-herói. Mas, a realidade mostra que havia sido um lampejo de sorte. Continua atrapalhado e sem jeito para combater os criminosos. Numa outra aventura, acaba sendo salvo pelos verdadeiros super-heróis: a menina Hit Girl e Big Daddy. Aí, o negócio começa a esquentar, pois esses dois estão, na verdade, em busca de uma vingança contra o chefão do crime na cidade.
O restante do filme é marcado por cenas bem movimentadas de ação, conquistas amorosas e um final espetacular. Dave, ou melhor, Kick Ass, vai sofrer bastante na labuta como super-herói. Ao contrário dos gibis lidos por ele, a realidade é muito mais complicada. Assim como Dom Quixote, no livro O engenhoso Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, ele vê que os moinhos de vento são mais perigosos que na ficção.
Baseado na série em quadrinhos Kick Ass, escrita por Mark Millar e desenhada por John Romita Jr., a produção dirigida por Vaughn é uma adaptação original do universo dos super-heróis. Pena que pouca gente viu no cinema; mas, aqueles que têm acesso às locadoras, podem conferir o filme num disquinho de DVD.


****Trailer:

Um comentário:

  1. Hola,"Blogueiro"

    Bueno, a mi es una pasión y un encanto sin límites la obra cervantina "El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha". De manera que, además de su reflexión acerca de la película dialogar directamente con el universo fictício de las "HQ's", estoy de acuerdo con la mirada que estableció entre "Kick-ASS" con la célebre obra literaria española.
    Alonso Quesada transfórmase en "Don Quijote de La Mancha" de tanto leer las novelas de caballerías y lleva para su cotidiano lo que era posible apenas en el mundo de las palabras, con la intención nobre de los héroes.

    Saludos "Quijotescos",
    Adriana.

    ResponderExcluir