sábado, 16 de julho de 2011

Uma vida muito louca e bandida

(Foto: www1.folha.uol.com.br)
A narrativa de Lobão é frenética e intensa


Na intimidade, João Luiz Woenderbag Filho; na cena pública, Lobão. Polêmico e injustiçado, ele ajudou a construir uma página importante na história da música brasileira: participou do chamado RockBR nos anos de 1980. Naquela época, fez parceria com Cazuza (em canções como “Vida louca, Vida”), ajudou na fundação da Blitz (liderada pelo cantor e ator Evandro Mesquita, o Paulão da “Grande Família”) e gravou os sucessos “Me Chama”, “Vida Bandida”, “Essa noite não”, entre outros.

Só esses fatos bastariam para torná-lo uma figura emblemática para a cultura brasileira. Mas, brigas com gravadoras e artistas; os excessos com drogas e rock and roll; projetos fracassados; e o desprezo do público pareciam levar Lobão à vala do ostracismo e da irrelevância. No entanto, a cada derrota, ele se erguia e conseguia achar novo rumo. Foi assim quando se arriscou e se tornou um artista independente no final dos anos de 1990, vendendo CDs em bancas de jornal.

Agora, parte dessa trajetória está relatada no pungente 50 anos a mil (Ed. Nova Fronteira). Escrito com o jornalista Cláudio Tognoli, trata-se de um livro autobiográfico que cobre os 50 anos de vida do cantor/compositor. São histórias que revelam brigas, amizades, amores, problemas com a justiça e as drogas, tentativas de suicídio, discussões públicas, o rompimento com o sistema das gravadoras. É a imagem de um Lobão em pele de João Luiz Woenderbag Filho; ou seja, com seus medos, arrependimentos, certezas e receios.

Acima de tudo, um cara que pagou um alto preço por manter sua autenticidade. Talvez tenha sido ingenuidade; mas que, ao final do livro, tem-se a impressão de que valeu a pena.

SERVIÇO:
Livro: 50 anos a mil (2010)
Autor: Lobão, com Cláudio Tognoli
Preço: R$ R$ 41,90 (sem o frete)
Onde adquirir: www.saraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário