segunda-feira, 6 de junho de 2011

“Mostra e Oficina de Cinema Sergio Leone” começa hoje


(Foto: revistaogrito.com)
Da esq. para a dir., Eastwood é o Bom, Wallach é o Feio e Van Cleef o Mau no primeiro filme da Mostra

Como parte de suas atividades no ano, o NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) promove a “Oficina e Mostra de Cinema Sergio Leone” entre os dias 6 e 10 de junho, no campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste).
Durante uma semana, serão exibidos filmes representativos da produção cinematográfica do cineasta italiano Sergio Leone: Três homens em conflito (1966), na segunda-feira; Era uma vez no Oeste (1969), na terça-feira; Quando explode a vingança (1971), na quarta-feira; e Era uma vez na América (1984), na quinta-feira; e, na sexta, a oficina “Tempo e Cinema em Sergio Leone”, ministrada pelo acadêmico do curso de Jornalismo (Unicentro) e mestre em Estudos Literários (UFPR), Cristiano Martinez.
Segundo a organização do NPCinema, o objetivo da mostra é retornar à obra de um cineasta central na história da cultura ocidental, discutindo o modo como a categoria narrativa do tempo se articula em seus filmes.
As sessões e a oficina estão programadas para se iniciarem às 19h30min no Cine Unicentro, com entrada gratuita e emissão de certificados.
TRÊS HOMENS EM CONFLITO
Ao lado das produções Por um punhado de dólares (1964) e Por uns dólares a mais (1965), Três homens em conflito (1966) encerra a chamada “Trilogia dos dólares”. Também conhecido no Brasil pelo nome O Bom, o Mau e o Feio, esse filme marca o grande momento da parceria entre o ator Clint Eastwood e o diretor Sergio Leone.
Destaque também para os enquadramentos e o estilo operístico que viraram marca registrada no cinema sergioleoniano; além, é claro, da trilha sonora composta por Ennio Morricone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário