quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mostra exibe “Era uma vez na América”

(Foto: dignow.org)
Robert De Niro é o mafioso Noodles no filme

No penúltimo dia de funcionamento da “Mostra e Oficina de Cinema Sergio Leone”, o NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) exibe Era uma vez na América (1984) nesta quinta-feira (09), no Cine Unicentro. Estrelado por Robert De Niro e James Woods, esse filme encerra, ao lado de Era uma vez no Oeste (1969) e Quando explode a vingança (1971), a chamada “Trilogia da América”.
Dentro do projeto “sergioleoniano” de reinterpretar os mitos fundadores da América, a saga de amizade e violência dos gângsteres judeus Noodles (De Niro) e Max (Woods) no centro da trama. Se em Era uma vez no Oeste havia o mito do Oeste e Quando explode a vingança o sentido revolucionário, em Era uma vez na América é o olhar sobre a formação urbana norte-americana. Crime, violência, amizades problemáticas, amores fragilizados, tudo isso faz parte do mosaico social montado por Leone em sua derradeira obra.
E, novamente, a categoria narrativa do tempo tem papel preponderante na estrutura do filme. Por meio de flash backs, o presente melancólico e fracassado de Noodles se contrapõe ao passado glorioso e amargo. Aos poucos, a verdade vem à tona para resultar num desfecho enigmático, que se tornou a grande charada de Sergio Leone.
Em virtude do tamanho do longa-metragem, excepcionalmente a sessão desta quinta-feira se inicia às 19h00min.
SERVIÇO
O que: Era uma vez na América
Quando: quarta-feira, às 19h00min
Onde: Cine Unicentro, campus Santa Cruz da Unicentro (Guarapuava-PR)
Quanto: Entrada franca, com direito a certificado de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário