quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mostra exibe “Quando explode a vingança”

(Foto: cineindiscreto.wordpress.com)
James Coburn interpreta o papel de um irlandês revolucionário no filme


No terceiro dia de funcionamento da “Mostra e Oficina de Cinema Sergio Leone”, o NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) exibe Quando explode a vingança (1971) nesta quarta-feira (08), no Cine Unicentro. Estrelado por James Coburn e Rod Steiger, esse filme compõe, ao lado de Era uma vez no Oeste (1969) e Era uma vez na América (1984), a chamada “Trilogia da América”.
Menos conhecido na obra de Sergio Leone, Quando explode a vingança foi uma aposta do diretor no viés político, apresentando a história de dois sujeitos – um irlandês, o outro mexicano – que estabelecem amizade em meio a ideais revolucionários. Tudo pontuado pela gramática “sergioleoniana”: enquadramentos asfixiantes, dilatação do tempo, música de Ennio Morricone e narrativa operística.
À época de seu lançamento, o filme não foi bem recebido por crítica e público, fracassando nas bilheterias. O estúdio United Artists resolveu retalhar o filme, causando grande desconforto a Leone.
O diretor italiano somente iria se recuperar artisticamente nos anos de 1980, quando rodou o clássico Era uma vez na América, encerrando a “Trilogia da América”.
SERVIÇO
O que: Quando explode a vingança
Quando: quarta-feira, às 19h30min
Onde: Cine Unicentro, campus Santa Cruz da Unicentro (Guarapuava-PR)
Quanto: Entrada franca, com direito a certificado de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário