quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mesa-redonda com Affonso Romano de Sant'Anna encerra Semana Literária do Sesc

(Foto: clicrbs.com.br)
Com mais de 40 livros publicados, o escritor é a grande sensação do evento


Chegando ao fim de mais uma edição, a 30a Semana Literária do Sesc movimentou até esta quarta-feira (14) milhares de pessoas na cidade de Guarapuava. Ofertando contação de histórias, mesas-redondas com escritores renomados, exposição de livros e sessões de cinema, o evento deste ano apresenta o tema “Literatura e Sociedade” e homenageia o crítico e historiador da literatura Antonio Candido.

E a cereja no bolo será a presença do escritor e estudioso brasileiro Affonso Romano de Sant'Anna na sexta-feira (16), na mesa-redonda “Literatura e Sociedade”. Nascido em Belo Horizonte e com atuação no Rio de Janeiro, ele publicou livros fundamentais na área de crítica literária (O Canibalismo Amoroso) e poesia (Que país é este?).

Destaque para Drummond, gauche no tempo, considerado uma referência para o entendimento da obra do poeta Carlos Drummond de Andrade. O livro derivou de uma tese de doutorado apresentada em 1969, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Sant'Anna vem especialmente a Guarapuava para discutir as relações entre literatura e sociedade a partir da obra essencial de Antonio Candido. A mesa-redonda começa às 19h30min, no Salão Social do Sesc, com mediação da graduada em Letras, Maria Inês Guiné.

PROGRAMAÇÃO
A presença do escritor Affonso Romano de Sant'Anna se soma a outros dois convidados ilustres que passaram pela Semana Literária na segunda-feira (12). Na mesa-redonda “Literatura e Sedução”, com mediação de Maria Inês Guiné, a poeta paranaense Alice Ruiz e o escritor Fabrício CarpiNejar debateram sobre o poder de sedução da literatura.

Desde segunda-feira (12), a Semana Literária do Sesc tem ofertado várias atividades voltadas aos leitores, principalmente o público infantil.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Katielli Chaves Antunes, até o último dia de atividades são esperadas mais de dez mil pessoas visitando a Semana. Só com a participação das escolas da cidade, são 27 estabelecimentos de ensino e 3.500 alunos curtindo a contação de histórias e os livros.

“As expectativas estão sendo superadas da melhor maneira possível. Na mesa-redonda com Alice Ruiz e Fabrício CarpiNejar, esperávamos um público de 150 pessoas; mas, para nossa surpresa e felicidade, o número chegou a 270”, afirma.

Katielli explica que a Semana Literária ocorre simultaneamente em cinco cidades do Estado: Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí e Guarapuava. Os três escritores convidados (Affonso Romano de Sant'Anna, Alice Ruiz e Fabrício CarpiNejar) fazem rodízio pelas cidades, seguindo a programação estabelecida.

A unidade Guarapuava do Sesc fica localizada na Rua Comendador Norberto, 121, no centro da cidade. Mais informações, pelo telefone (42) 3623-4263.

Um comentário:

  1. Parabenizo o blog "Nova Estampa" por dar destaque a um evento cultural desta magnitude e, também, por referir-se apropriadamente a um dos intelectuais e pesquisadores mais completos de nosso país que, infelizmente, está em "extinção".

    Parabéns!

    Adriana.

    ResponderExcluir