quinta-feira, 1 de março de 2012

Repórter acidental

Em As aventuras de Tintim, Spielberg adapta personagem aventureiro de Hergé


(Divulgação)

 

Adaptação. Esta tem sido a palavra de ordem em Hollywood nos últimos tempos. Obras literárias e, principalmente, HQs são a matéria-prima para as mais recentes produções nos EUA. Chutando por alto, de cada dez filmes, ao menos seis ou sete são derivados do papel.

É o caso mais recente de As aventuras de Tintim (2011), que estreia nesta sexta-feira (2) no Cine Irati, às 20h30min.

 
Dirigido por Steven Spielberg, o longa-metragem é uma adaptação das histórias em quadrinhos do ilustrador francês Hergé. Criado em 1929, Tintim é um jovem repórter que vive as mais incríveis aventuras ao redor do mundo. Sempre na companhia do cachorrinho Milu e do capitão Haddock.

Na passagem para o cinema, Spielberg escolheu o sistema de captura de movimento para fundir três aventuras originais de Tintim. No processo de filmagem, os atores, vestidos com roupa especial, se tornaram uma imagem muito próxima do desenho animado. Segundo o diretor, foi a melhor solução para preservar a estética dos quadrinhos.

Aliás, adaptar o universo de Hergé era uma pequena obsessão do cineasta norte-americano. Na época de sucesso da franquia Indiana Jones (filmes rodados nos anos de 1980), muita gente disse a ele que o personagem Indiana Jones se assemelhava a Tintim. Curioso, o diretor conseguiu edições do personagem e se encantou com o universo do desenhista francês.

Agora, em 2012, finalmente o sonho de Spielberg se torna realidade. E o público iratiense só tem a ganhar com As aventuras de Tintim.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário