segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cine Sesc exibe documentário sobre Cyro Matoso

(Foto: Rosano Mauro Jr.-curitibacultura.com.br)

O cineasta Cyro Matoso é tema de documentário


Dentro da programação cultural do Sesc PR, o projeto Cine Sesc exibe o documentário Cinematoso (2011) nesta segunda-feira (1), no campus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava (PR).

Dirigido por Bruno de Oliveira, o documentário conta a vida e a obra de Cyro Matoso, um cineasta que usa a cidade de Paranaguá como pano de fundo para rodar seus filmes, que são feitos de maneira artesanal desde 1975. Usando recursos como o Super-8 e o VHS, ele fez mais de dez produções (curtas, médias e longa-metragens) ao longo desse tempo. E tudo de maneira simples e acessível: arames e papel machê como cenário; barbantes nos efeitos especiais; e amigos como atores.

Atualmente com mais de 75 anos de idade e 34 de cinema, Matoso continua na ativa. Em 2009, lançou o média-metragem O tesouro maldito dos piratas. Conta a história de um grupo de jovens que perde o emprego devido à crise que assola o sistema portuário. Sem perspectivas, eles resolvem sair em busca de um tesouro, que, segundo a lenda, está enterrado na Ilha da Cotinga até os dias atuais.

PRÊMIO
O documentário Cinematoso conquistou o prêmio de melhor longa-metragem no Festival Cinema na Floresta, da cidade de Alta Floresta (MT), e foi exibido em festivais na Bolívia e Chile.

SERVIÇO
Filme: Cinematoso (2011), 80 min
Direção: Bruno de Oliveira
Local: Cine Unicentro (R. Salvador Padre Rena, 875, Santa Cruz, Guarapuava)
Horário: 19h30min
Valor: entrada franca




Nenhum comentário:

Postar um comentário