segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Curitiba organiza Festival de Curtas-Metragens


Pela primeira vez em sua história, a cidade de Curitiba será sede de uma edição do Kinoforum, festival de curtas-metragens nacionais e internacionais. É o 1o Kinoforum/Curitiba 2011, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro na sala 5 do Shopping Novo Batel.

Com entrada franca, o evento é uma edição itinerante do tradicional Kinoforum-SP – Festival Internacional de Curtas-Metragens, que está em sua 22a edição.

A responsável por trazer o evento para a capital paranaense é a pesquisadora de cinema Denize Araujo, que, em contato com a diretora executiva do Kinoforum-SP, Zita Carvalhosa, tornou possível tal empreitada.

Criada em 1995, a Associação Cultural Kinoforum-SP, entidade sem fins lucrativos, realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica. Em intercâmbio com associações e eventos nacionais e internacionais, promove a divulgação do audiovisual brasileiro, latino-americano e internacional.

O 1º Kinoforum-Curitiba 2011 será mais uma etapa de um projeto coordenado pela pesquisadora Denize, o Cultura Visual. Iniciado em 1997, tem por objetivo a formação de plateia crítica. Os participantes que quiserem fazer a inscrição terão certificado de extensão, de atividade complementar, emitido pelo MIS (Museu da Imagem e do Som de Curitiba). A ficha de inscrição está no site http://clipagemcuritiba.blogspot.com

ATIVIDADES
O 1º Kinoforum-Curitiba 2011 conta com as seguintes atividades: Mostra de Curtas Latino-Americanos, Mostra de Curtas Internacionais, Programas Especiais e debates.

A Sessão de Abertura será no dia 2 de setembro, às 19h. Haverá uma sessão às 16h30min e uma sessão às 19h30min nos dias 3 e 4 de setembro. As cinco sessões serão seguidas por debates.

A Mesa de Debates contará com pesquisadores e críticos de cinema de São Paulo e Curitiba, objetivando a formação de plateia crítica. Alguns dos debatedores serão William Hinestrosa, do Kinoforum-SP; Paulo Camargo, da Gazeta do Povo; Fernando Severo, do MIS; Camila Moraes, da seleção da Mostra Latina; Paulo Munhoz, da Tecnokena; e Denize Araujo (mediadora), da Pós-UTP.

APOIO

O 1º Kinoforum-Curitiba 2011 será patrocinado e realizado pelo Clipagem (Centro de Cultura Contemporânea), tendo o apoio cultural do Shopping Novo Batel, da Secretaria de Cultura, do MIS (Museu da Imagem e do Som de Curitiba), do Centro Europeu, da Pós-UTP, da Larus Viagens, das Livrarias Curitiba, da Casa di Bel, do Restaurante Patanegra, do Cuore di Cação Chocolateria, e de Bolinelli Eventos e Produções Artísticas.

O 22º Kinoforum-SP conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, da Petrobrás, do Sesc, SAV, Avon e das Secretarias Municipal e Estadual de SP.



(Com informações de Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário