quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paulo Leminski, um distraído que venceu

(imagem: allthelikes.com)
Leminski, no traço de Claudio Seto



Na Curitiba dos anos de 1980, uma figura extravagante caminha pelas ruas da cidade. Faz frio. Como é peculiar na capital paranaense, todos estão usando roupa neutra e com cara de poucos amigos. Mas o tal personagem é o oposto disso, personificando uma espécie de “estranho no ninho”: alegre, cores aberrantes, bigode transbordando, óculos redondos. Em suma, é um “ex-estranho”, conforme o título de um de seus livros.

Pode parecer clichê, mas esse cara seguiu à risca, enquanto viveu, a imagem de um poeta inconformado com o mundo e, principalmente, com a vida burocrática da gente curitibana. Não contente apenas em fazer poesia, exerceu atividades várias: professor de cursinho, publicitário, tradutor, crítico literário, letrista de música e até judoca. Em todas elas, era o provocador por excelência, se envolvendo em debates e conversas com intelectuais.

Estamos falando de Paulo Leminski, o “bandido que sabia latim”. Ele pertenceu à geração de poetas dos anos de 1970/80, que buscava formas alternativas para produzir e modificar a literatura da época. Se estivesse vivo, nesta quarta-feira (24) Leminski faria 67 anos de idade.

Pesquisador da obra de Leminski e professor da área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Cláudio José de Almeida Mello afirma que o escritor curitibano conseguiu firmar seu nome na tradição literária brasileira contemporânea. Principalmente, com a produção em prosa, casos de Catatau (1975) e Agora é que são elas (1984).

“A prosa do Leminski é ímpar. Catatau é uma obra que marca a história da literatura brasileira por seu radicalismo, que é quase incomparável. Talvez somente Galáxias, do Haroldo de Campos, esteja no mesmo patamar, ou seja, de um romance mais para ser estudado do que propriamente lido”, afirma.

Narrativa que mistura prosa e poesia, Catatau consumiu dez anos da vida de Leminski para chegar a público. Com pouca ação e calcado na reflexão sobre as andanças de Renatus Cartesius, um duplo do filósofo francês René Descartes (1596-1650), pelo Nordeste do Brasil. O pesquisador Mello chama a atenção para a presença do primeiro “personagem semiótico” da literatura brasileira, Occam. “Claro que todo personagem é ficcional. Mas o Occam é um personagem que existe somente na linguagem do narrador”.

Desse modo, o poeta curitibano se preocupa em representar o real e dialogar com a teoria literária. Por esse e outros motivos, Catatau é reconhecido como um dos grandes romances da história cultural brasileira. Mello só lamenta que exista pouco interesse no âmbito dos estudos literários e, principalmente, nos círculos de leitura para conhecer mais a fundo a obra.

Além desse livro, o professor da Unicentro destaca outra grande narrativa do mesmo autor, Agora é que são elas, que foi inclusive objeto de estudo em sua dissertação de mestrado. “É uma obra fabulosa. É um livro muito bom do ponto de vista estético”.

Segundo Mello, nos últimos anos a pesquisa acadêmica tem se debruçado sobre a narrativa de Leminski, descobrindo o quando essa produção supera a poesia. Na verdade, esta é feita de altos e baixos, pois, segundo o pesquisador, ao mesmo tempo em que produzia poemas elaborados e significativos, Leminski era capaz de textos banais, que era fruto de algumas brincadeiras e trocadilhos:

a palmeira estremece
palmas pra ela
que ela merece


Em relação a outras facetas do poeta (letrista e ensaísta, por exemplo), o pesquisador é da opinião de que elas carecem de maior profundidade. Por isso, o grande destaque para a prosa leminskiana que, em alguns momentos, pode ser difícil e indecifrável.

Mas, acima de tudo, fica a impressão de que Paulo Leminski queria comunicar uma experiência por meio de sua literatura. “Narrar para ele era isso: compartilhar a experiência humana”, finaliza Cláudio Mello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário