terça-feira, 23 de agosto de 2011

DVD registra lendas do rock

(Foto: leisureblogs.chicagotribune.com)
Clapton, o dono da festa, em solo inspirado



Durante muito tempo, Eric Clapton, conhecido como “slow hand” ou “Deus da guitarra”, se afundou em drogas de todos os tipos. Parte dessa vida de excessos pode ser conferida no ótimo livro Eric Clapton: a autobiografia (2007). Após controlar a dependência e se tornar abstêmio, o artista criou o Crossroads Centre (referência ao clássico de Robert Jonhson, “Crossroads”), que ajuda gente com dificuldades para superar o vício com drogas.

Para arrecadar fundos à entidade, Clapton teve uma boa sacada: resolveu convidar seus amigos da música para tocar em um festival em homenagem à guitarra. Trata-se do Crossroads Guitar Festival. A cada dois ou três anos, ele reúne seus chapas para angariar fundos e fazer a alegria do público. Buddy Guy, B.B. King, ZZ Top e muitos outros já passaram pelos palcos armados em Chicago, nos Estados Unidos.

As vendas com os DVDs são todas revertidas para a entidade filantrópica.

Na mais recente edição, lançada em 2010, um DVD duplo registra mais de quatro horas de shows que vão do blues ao folk, com apresentações inspiradas e marcantes. Nunca é demais lembrar que o mítico Buddy Guy, herói de “garotos” como os Rolling Stones, continua na ativa, dando seus famosos bends em sua guitarra Fender estampada com “bolinhas”.

No Crossroads Guitar Festival 2010, ele aparece ao lado de Ronnie Wood, integrante dos Stones, numa apresentação incendiária. Durante a performance, uma das cordas de sua guitarra se rompeu. Solidário, Ronnie ofereceu sua guitarra; mas Buddy preferiu improvisar e aguardar a troca. Tudo isso com a música rolando.

Outra apresentação marcante foi da lenda do rock and roll, Jeff Beck. Famoso por não usar palheta, ele fez uma interpretação inspirada de um tema da música erudita: “Nessun Dorma”. Beck repetiu um estilo de sua carreira: fusão entre erudito e pop, produzindo melodias históricas.

No restante do DVD, mais apresentações marcantes: o próprio Eric Clapton, Steve Winwood, ZZ Top, John Mayer, B.B. King, Derek Trucks, Sheryl Crow, Vince Gill, entre muitos outros.

Agora, resta aguardar a próxima reunião dessa turma toda que adora uma guitarra bem tocada.

SERVIÇO:
DVD: Crossroads Guitar Festival (2010), 240 min
Artistas: Vários
Preço: R$ 69,90
Onde adquirir: www.saraiva.com.br


Momento mágico: ao lado de alguns "jovens", B.B. King e sua Lucille encerram o festival:

Nenhum comentário:

Postar um comentário