quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Beatles em ritmo de quadrinhos

Desenhista e escritor francês conta, em ordem cronológica, a história do quarteto de Liverpool



Informação é o que não falta sobre os Beatles. Só no mercado editorial existem centenas de publicações a respeito do quarteto mais famoso de Liverpool. Biografias, enciclopédias, dicionários, enfim, um material vasto e amplo que não está no gibi.

Ou melhor, agora está. Trata-se do lançamento pela editora brasileira Conrad de O Pequeno Livro dos Beatles, uma versão em quadrinhos da história de John, Paul, George e Ringo.

Escrito pelo francês Hervé Bourhis, o livro dá continuidade a outro trabalho dele, O Pequeno Livro do Rock (2010). A mistura de quadrinhos, história e música deu rock and roll. Por isso, na continuidade do projeto, o autor resolveu homenagear uma das bandas mais importantes da cultura ocidental, os Beatles.

Na verdade, não é bem uma homenagem tradicional. Não pense o leitor que Bourhis simplesmente elogia e puxa o saco do quarteto britânico. Pelo contrário, ele ironiza e satiriza a vida e a produção musical dos Beatles.



Como todo bom francês, o desenhista exerce um olhar crítico e ácido. Quando precisa, ele elogia; mas quando é necessário criticar, não poupa ninguém. Que o diga Ringo Starr, o mais contestado do quarteto.

Livro fundamental até mesmo para quem nunca ouviu falar dos músicos. O que acho difícil.






(Imagens: zupi.com.br)

SERVIÇO:
HQ: O Pequeno Livro dos Beatles (2011), 168 págs.
Autor: Hervé Bourhis
Preço: R$ 40,40 (sem o frete)
Onde adquirir: www.saraiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário