quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Festival de Ficção Científica exibe “1984”

(Foto: cinemasemfrescura.com.br)
Além de estrelar o primeiro Alien, o ator John Hurt vive o papel principal de 1984



Dentro das atividades do II FCírculo, a sala de cinema do câmpus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) exibe nesta quarta-feira (19), em Guarapuava, o filme 1984 a partir das 19h30min. Em atividade desde a última segunda-feira (17), o evento tem como objetivo discutir a Ficção Científica no cinema.

Dirigido por Michael Radford, 1984 é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo (1948) de George Orwell. Tanto livro quanto filme projetam uma visão negativa do futuro. Nesse cenário, todos são vigiados por um eficiente sistema de segurança controlado pelo Big Brother, o “Grande Irmão”, que a tudo vê.

Um dos departamentos ligados ao governo tem a estranha missão de apagar e reescrever os livros de história. É uma perspectiva que aponta para a manipulação da memória em prol de certos interesses; além de tornar evidente o controle do Estado.

O longa-metragem 1984 é classificado como uma obra ficcional “distópica”: no futuro, os cidadãos são controlados por estruturas autoritárias e o avanço tecnológico provoca atraso humano.

DEBATE
Com entrada franca, o filme será exibido às 19h30min. Após a sessão, o professor Silnei Scharten Soares vai discutir o longa-metragem com o público presente. Com mestrado em Comunicação e Informação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Soares desenvolve atualmente pesquisa em nível de doutorado pela UnB (Universidade de Brasília) sobre a semiótica triádica.

ORGANIZAÇÃO
O II FCírculo é organizado pelo GCC (Grupo Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes), Decs (Departamento de Letras) e Unicentro. E conta com o apoio do NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) e do jornal laboratorial Ágora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário