segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Evento na Unicentro provou que Ficção Científica não é coisa de “nerd”

(Foto: http://mostratarkovskieherdeiros.blogspot.com/)
O russo Solaris foi exibido na quinta-feira (20), com direito a debate comandado pela doutora Rosana Harmuch


Alienígenas, devaneios, telas gigantescas, viagens espaciais e invasores. Durante cinco noites, o câmpus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) foi tomado por estranhas criaturas e mundos fantasiosos. Calma, não se trata da destruição de uma instituição de ensino superior de Guarapuava; mas simplesmente da boa e velha magia do cinema.

Tudo porque o tradicional Cine Unicentro foi palco de um evento aberto aos amantes de um gênero peculiar e às vezes confundido como meio nerd: Ficção Científica. A realização da segunda edição do FCírculo, que já se tornou referência à comunidade universitária, propiciou o debate da Sci-Fi, como também é conhecida, no cinema mundial.

De segunda (17) a sexta-feira (21), foram exibidos e debatidos cinco filmes clássicos: Ladrão de Sonhos (1995), Alien, o oitavo passageiro (1979), 1984 (1984), Solaris (1972) e Vampiros de Almas (1956). Após as sessões, sempre havia um convidado especial para comandar as discussões. Segundo um dos organizadores do evento, o professor do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, Anderson Costa, a montagem da lista foi feita a partir da escolha dos especialistas.

Em cada uma das noites, o público presente pôde acompanhar diferentes abordagens sobre alguns clássicos da Ficção Científica. Para a estudante do curso de graduação em História da Unicentro, Marieli Rosa, de 19 anos, o que lhe chamou a atenção foram os debates. “Achei tudo maravilhoso”.

Ela acrescenta que, como tem interesse em desenvolver trabalhos com História e cinema, a participação no FCírculo foi muito proveitosa.

Outra participante do evento, Micheli Rosa, de 19 anos, também concorda que o nível dos debates foi muito bom. “O palestrante apresentava um tipo de conhecimento que, muitas vezes, a gente não conseguia perceber nos filmes”, resume.

As duas confessam que não são especialistas em Sci-Fi. Por isso, segundo elas, descobrir o universo futurista foi uma experiência interessante.

SALDO
Os destaques dados pelas duas jovens estudantes vão ao encontro daquilo que a organização do evento esperava. Para Costa, o ponto positivo do FCírculo era incentivar o debate sobre cinema.

“Foi uma rara oportunidade de ouvir leituras diferentes sobre aquele filme conhecido. Nesse sentido, foram debates de extrema riqueza”, explica.

O professor avalia que essa maneira dinâmica funcionou de maneira muito positiva no FCírculo. Já para 2012, fica a promessa de uma edição ainda melhor, com novas estratégias.

PRÓXIMO EVENTO
Com apoio do NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro), Costa adianta que o Cine Sesc vai realizar uma mostra de filmes sobre a obra de Edgar Allan Poe. Vai ocorrer nos dias 7, 8 e 9 de novembro deste ano no Cine Unicentro, com entrada franca.

Serão exibidas e debatidas quatro adaptações cinematográficas da obra do famoso autor do poema “O Corvo”.

Costa informa que, como a mostra não está totalmente montada, ainda não é possível indicar quais filmes farão parte do evento. Mas ele adianta que o ator Vincent Price será figura certa em algumas das produções.

ORGANIZAÇÃO
O II FCírculo foi organizado pelo GCC (Grupo Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes), Decs (Departamento de Letras) e Unicentro. E contou com o apoio do NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) e do jornal laboratorial Ágora.

No comando dos debates, os professores Bruno Weber, Rodolfo Londero, Rosana Harmuch, Silnei Soares e Silvio Demétrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário