domingo, 16 de outubro de 2011

Unicentro promove evento sobre Ficção Científica




Pelo segundo ano consecutivo, o Cine Unicentro será palco do FCírculo, um evento que se propõe a discutir o gênero da Ficção Científica no cinema mundial.

De segunda (17) a sexta-feira (21) desta semana, cinco filmes serão exibidos e debatidos na tradicional sala de cinema do câmpus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), na cidade de Guarapuava (a 250 km de Curitiba, no Paraná). Com exceção de uma delas, as sessões se iniciam às 19h30min.

Organizado pelo GCC (Grupo Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes), Decs (Departamento de Comunicação Social) e Unicentro, o II FCírculo tem como objetivo traçar relações entre cultura, sociedade e ficção, dando sequência ao debate promovido no ano passado.

Especialistas de diferentes instituições de ensino superior do Brasil estarão em Guarapuava para comandar as discussões junto ao público presente. A palestra de abertura será do professor Silvio Demétrio, doutor em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), e que atualmente leciona no curso de Comunicação Social da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Além dele, está confirmada a presença da professora Rosana A. Harmuch, doutora pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e que atualmente leciona na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa); também foram convidados os professores Silnei Schartes Soares, doutorando pela UnB (Universidade de Brasília); Rodolfo Rorato Londero, doutor pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria); e Bruno Weber, mestre pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

SESSÕES
As sessões começam às 19h30, com exceção no dia 20, que será às 19h devido à duração do filme a ser discutido. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

“Considerando a grande participação do público em 2010, com uma média de 60 participantes por noite, recomenda-se a chegada ao Cinema com alguns minutos de antecedência”, orienta um dos organizadores, o professor Francismar Formentão.

APOIO
O II FCírculo conta com o apoio da direção do câmpus Santa Cruz, do NPCinema e do veículo de comunicação laboratorial da Unicentro, Ágora.

Mais informações podem ser conseguidas no site do evento (http://www.unicentro.br/fcirculo) ou no blog do Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro (http://npcinema.tumblr.com).


PROGRAMAÇÃO
17/10 - Cinema e Dimensão Onírica
CONVIDADO: prof. Dr. Silvio Ricardo Demétrio (Eca/USP)
DEBATE: Ladrão de Sonhos (1995), de Jean Pierre Jeunet




18/10 - Alien, uma abordagem de gênero
CONVIDADO: prof. Ms. Bruno Weber (Unesp)
DEBATE: Alien, o 8º passageiro (1979), de Ridley Scott




19/10 - O futuro como distopia
CONVIDADO: prof. doutorando Silnei Scharten Soares (UnB)
DEBATE: 1984 (1984), de Michael Radford




20/10 - Ficção Científica e a Virtude do Herói
CONVIDADO: prof. Dra. Rosana Apolonia Harmuch (UFPR)
DEBATE: Solaris (1972), de Andrei Tarkovski
Obs.: A sessão começará às 19 horas.




21/10 - Alienígenas comunistas ou vaginas do espaço?
CONVIDADO: prof. Dr. Rodolfo Rorato Londero (UFSM)
DEBATE: Vampiros de almas (1956), de Don Siegel





(Com informações fornecidas pelo NPCinema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário