sexta-feira, 21 de outubro de 2011

II FCírculo se encerra com o filme “Vampiros de Almas”

(colunaclaquete.blogspot.com)

Após movimentada semana de exibições e discussões na sala do Cine Unicentro, o II FCírculo chega ao final de mais uma edição. Na noite desta sexta-feira (21), o último filme a passar pelo evento será Vampiros de Almas (1956). A entrada é franca e a sessão começa às 19h30min.

Dirigido pelo mestre Don Siegel (o mesmo de Alcatraz, fuga impossível e Perseguidor Implacável), o longa-metragem é considerado uma pequena obra-prima do chamado “Filme B”; ou seja, aquelas produções de orçamentos reduzidos e efeitos especiais precários, mas com muita originalidade e inteligência. De tão boas, ao longo do tempo foram se tornando cult entre os aficionados pelo gênero. O diretor Roger Corman é o melhor exemplo, sendo chamado de o “rei dos filmes B”.

E Vampiros de Almas se enquadra no mesmo caso. Filmada nos anos de 1950 em preto e branco, essa produção trazia a história de uma pequena cidadezinha norte-americana invadida por alienígenas. A estratégia utilizada pelos estranhos seres era bastante sutil: tomavam a identidade e os corpos dos humanos, infiltrando-se entre eles como se nada tivesse acontecido. Aos poucos, algumas pessoas começaram a desconfiar do comportamento suspeito.

À época de lançamento do filme, o mundo estava dividido no plano geopolítico. O capitalismo norte-americano de um lado e o comunismo soviético do outro. Muitos críticos de cinema fizeram uma leitura política de Vampiros de Almas. Os aliens representariam o perigo vermelho oriundo da antiga URSS. Naquele contexto de paranoia ianque, o vizinho podia ser um agente infiltrado da KGB.


DEBATE

Sob o tema “Alienígenas comunistas ou vaginas do espaço”, o professor de Comunicação Social, e doutor em Estudos Literários pela UFMS (Universidade Federal de Santa Maria), Rodolfo Rorato Londero, vai justamente discutir essa questão que tanto se fala sobre o filme de Don Siegel. Mas, pelo título de sua fala, há margem para controvérsias.

ORGANIZAÇÃO
O II FCírculo é organizado pelo GCC (Grupo Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes), Decs (Departamento de Letras) e Unicentro. E conta com o apoio do NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro) e do jornal laboratorial Ágora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário