sábado, 22 de outubro de 2011

Pesquisador discute o filme "1984"


1984 foi o filme exibido na noite de quarta-feira (19)


Durante a semana, o câmpus Santa Cruz da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), em Guarapuava, foi palco do II FCírculo, evento que teve como objetivo discutir a Ficção Científica no cinema. Em todas as cinco noites, foram exibidos e debatidos filmes com o público presente ao Cine Unicentro.

Em parceria com a Rádio Universitária FM 99.7 e NPCinema (Núcleo de Produção e Pesquisa em Cinema da Unicentro), o NOVA ESTAMPA acompanhou os principais debates e entrevistou alguns dos palestrantes.

Na quarta-feira (19), o doutorando Silnei Scharten Soares, da UnB (Universidade de Brasília), comandou as discussões sobre o filme 1984 (1984).

Dirigido por Michael Radford, o longa-metragem é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo (1948) de George Orwell. Tanto livro quanto filme projetam uma visão negativa do futuro. Nesse cenário, todos são vigiados por um eficiente sistema de segurança controlado pelo Big Brother, o “Grande Irmão”, que a tudo vê.

Um dos departamentos ligados ao governo tem a estranha missão de apagar e reescrever os livros de história. É uma perspectiva que aponta para a manipulação da memória em prol de certos interesses; além de tornar evidente o controle do Estado.

O longa-metragem 1984 é classificado como uma obra ficcional “distópica”: no futuro, os cidadãos são controlados por estruturas autoritárias e o avanço tecnológico provoca atraso humano.

No podcast abaixo, o professor Soares discute os principais pontos do filme. A matéria foi veiculada originalmente no programa de rádio Unicentro Notícias, da Universitária FM 99,7.

Entrevista-SILNEI (FCírculo) by novaestampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário