segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Stevie Ray Vaughan: uma lenda do blues

(Foto: porcon-do-rock.blogspot.com)
Vaughan judiando de sua famosa Fender Stratocaster


Depois do fenômeno Jimi Hendrix, veio Stevie Ray Vaughan. Para muitos (fãs ou não), o texano era apontado como o grande substituto do estilo frenético, incendiário e “entregue” do guitarrista dos anos de 1960. Mais do que isso: nos anos 80, Vaughan pegou um gênero já esgotado, o blues, e o levou a outra categoria. Estratosférica, diríamos.

Nesta segunda-feira (3), se o músico oriundo do Texas ainda fosse vivo, completaria 57 anos de idade. Infelizmente, um acidente de helicóptero em 27 de agosto de 1990 ceifou sua vida. Naquele momento, ele estava no auge de sua criatividade artística.

Antes desse fatídico dia, Vaughan ajudou a resgatar um ritmo fundamental para compreender a história da música no século 20: o blues. Como todos sabem (se ainda não sabe, trate de aprender), esse gênero deu origem a muitos “frutos” (o rock and roll é só um deles). Mas, nos anos 70 e 80, o blues andava em baixa.

Eis que surgia um cara vindo do Texas com seu chapéu característico, botas e uma guitarra Fender bastante detonada. Era Stevie Ray Vaughan, que, com seu estilo furioso de tocar, parecia uma reencarnação de outra lenda da música: Jimi Hendrix. Na verdade, era uma versão melhorada, com mais técnica e feeling.

Discos fundamentais como Texas Flood (1983) e Soul to Soul (1985) renovaram o blues ao fundir o ritmo tradicional de Nova Orleans e Chicago com o country do Texas. Com esse material, Vaughan chegou à quintessência da música, contribuindo com energia e melodia.

Do mesmo modo que Hendrix, suas apresentações entraram para a história. O guitarrista texano se entregava no palco, dando o máximo de si. Era como se fosse seu último show. Não chegou a botar fogo na guitarra (à la Hendrix) ou quebrá-la no palco (tal como Pete Townshend), mas tocava com fúria e intensidade. Por sinal, seu instrumento musical tinha uma imagem judiada e o encordoamento era o mais pesado possível.

Para quem quiser entender o que foi o blues e o rock no século 20, precisa conhecer a obra de Stevie Ray Vaughan. Se puder, escute ao menos Texas Flood; e conheça o modelo Fender Stratocaster Stevie Ray Vaughan.



Um comentário:

  1. porra o cara foda to vendo o tributo que o irmão fez e niguem chega aos pes.

    ResponderExcluir